top of page
ADENSAMENTO E DESIDRATAÇÃO > ADENSADORES DE LODO

ADENSADOR DE LODO PARA TANQUES CIRCULARES AQUA-D

adensador de lodo para tanques circulares Aqua-D é geralmente utilizado em aplicações onde são necessários adensamentos de lodos leves, normalmente encontrados nas estações de tratamento de efluentes municipais. Estes adensadores de lodo são usualmente fornecidos para tanques de 3 a 16 m de diâmetro. O acionamento é direto central, com tubo de torque.
Neste equipamento, o líquido entra no tanque por meio de uma tubulação lateral e escoa radialmente saindo por sobre vertedores instalados na periferia do tanque. Os sólidos sedimentados são conduzidos pelo mecanismo raspador e um poço central de coleta de lodo existente no fundo do tanque, de onde serão removidos através da tubulação de drenagem. As lâminas raspadoras são dispostas na diagonal do tanque de forma a rasparem o fundo do mesmo duas vezes por rotação completa.

 

  • Tubo de torque central: projetado para suportar o peso da estrutura submersa dos braços raspadores a ele fixados e resistir ao torque de operação normal, de pico e de desligamento, caso venha a ocorrer.

  • Sistema de acionamento: dimensionado para desenvolver um torque normal de operação contínua, de pico ou de desligamento e é composto por motoredutor, acoplamento direto do redutor secundário com o tubo de torque e base para fixação dos componentes.

  • Proteção contra sobrecarga: o sistema de acionamento é protegido por um sistema de segurança com inversor de frequência limitando-se à corrente do motor. Caso ocorra sobrecarga no equipamento o sistema acionará um alarme e desligará o motor.

  • Ponte: executada em vigas estruturais, se estende ao longo do diâmetro do tanque, apoiando-se em cada extremidade nas suas paredes.

  • Difusor central: rotativo, de corpo cilíndrico, para distribuição do influente. É fixado ao conjunto do tubo de torque central.

  • Braços raspadores: dois braços raspadores executados em aço estrutural dimensionados para resistir ao torque de operação normal, de pico e de desligamento, caso venha a ocorrer. Podem ser fornecidos com estacas verticais ("pickets"), as quais intensificam o adensamento.

  • Lâminas raspadoras: são fixadas aos braços raspadores, igualmente espaçados, tendo a função de promover a remoção do material sedimentado, direcionando-o para o poço de descarga.

  • Vertedores: instalados na periferia do tanque, servem para ajustar o nível hidráulico de operação do equipamento.

  • Difusor periférico: instalado na periferia do tanque, serve para evitar que o sobrenadante saia com o efluente, sendo sustentado por suportes ajustáveis fixados no concreto.


Aplicações

  • Adensamento de lodo de ETAs (Estações de Tratamento de Água) e ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto)

TAGS: Equipamentos para ETAs, Equipamentos para ETEs, Equipamentos para Estações de Tratamento de Água, Equipamentos para Estações de Tratamento de Esgoto, Equipamentos para tratamento de água, Equipamentos para tratamento de efluentes, Equipamentos para saneamento, Remoção de lodo, Adensador de lodo

bottom of page