top of page
ADENSAMENTO E DESIDRATAÇÃO  > DESIDRATAÇÃO E SECAGEM

PRENSAS DESAGUADORAS DE LODO FILPRESS (S2, S2E, S3, S4)

As prensas de lodo aQuamec da linha Filpress são utilizadas na etapa de desaguamento de lodo e são projetadas para desidratar lodos provenientes de processo de tratamento de esgotos municipais, ou efluentes industriais.


As prensas desaguadoras contam com monitoramento operacional, por intermédio de painel de controle computadorizado, de simples operação e compatível com o sistema de automatização de plantas existentes.
 

O sistema de monitoramento e proteção dos diversos componentes inclui a proteção do alinhamento das telas; pressão, nível líquido e filtração da água dos chuveiros de condicionamento das telas; pressão do sistema pneumático e alimentação de lodo adensado.
 

O alinhamento das duas telas filtrantes é automático, executado por atuador pneumático, para que as telas tenham boa performance e maior vida útil.


O lodo é bombeado para o tanque de floculação acoplado, onde é misturado com um polímero floculante.
 

O floculador mecânico faz com que os flocos se aglomerem e cresçam em tamanho e peso, permitindo e facilitando a separação da água e lodo. O lodo floculado é então distribuído sobre a tela filtrante superior, na qual é conduzido até ser comprimido entre a segunda tela, que seguirá um circuito contínuo entre os rolos, entre os quais o lodo será desaguado por pressão e gravidade. O lodo desidratado é removido da superfície das telas por ação de duas lâminas raspadoras e enviado para roscas ou esteiras transportadoras, até caçambas e descarte. O lodo desidratado gerado pode ser enviado diretamente para secadores térmicos, para ser possível atingir índices ainda maiores de teor seco.


Tanque de mistura e agitador (floculador) fazem parte do fornecimento do conjunto das prensas desaguadoras de lodo.

Aplicações

  • Desidratação e desaguamento de lodos provenientes de esgotos municipais

  • Desidratação e desaguamento de lodos provenientes de efluentes industriais

  • Recuperação de fibras de celulose em processos das indústrias de Papel e Celulose

  • Recuperação de insumos industriais, para retorno ao processo produtivo e reaproveitamento de água

TAGS: Equipamentos para ETAs, Equipamentos para ETEs, Equipamentos para Estações de Tratamento de Água, Equipamentos para Estações de Tratamento de Esgoto, Equipamentos para tratamento de água, Equipamentos para tratamento de efluentes, Equipamentos para saneamento, Desidratação de lodo

bottom of page