top of page

Retrofit é a opção para eficiência de plantas existentes

O retrofit é uma alternativa ideal em cenários atuais que demandam cada vez mais eficiência com menores custos. O projeto recente de retrofit em uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) tipo SBR (Reatores Sequenciais em Batelada) que recebe efluentes de uma população de aproximadamente 46 mil habitantes, demonstrou que os equipamentos então instalados não estavam atingindo os índices adequados quanto a eficiência do tratamento e introdução de oxigênio dissolvido, de acordo com uma exigência de órgãos de controle e fiscalização ambientais, indicando a necessidade de troca do sistema de aeração.

Técnicos da estação de tratamento realizaram testes in loco com diversos equipamentos, efetuando a medição dos índices de eficiência de cada um. Os relatos dos testes indicaram que:

• A maior parte dos equipamentos testados não atingiram o mínimo requerido de 90% na eficiência de redução da taxa de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio)

• Entre os equipamentos que atingiram a demanda, a maioria apresentou problemas secundários, como a geração de aerossóis

• O equipamento que atendeu com êxito à eficiência exigida foi o sistema de aeração por ar difuso OxyStrip™, fabricado pela Gummi-Jaeger Aeration, representada no Brasil pela empresa aQuamec

O OxyStrip™ está entre as mais avançadas tecnologias de difusores de ar de bolha fina, combinando uma altíssima taxa de transferência de oxigênio e baixo consumo de energia, além de possuir diferencial construtivo que confere aumento significativo de sua vida útil.

Em pouco tempo de implantação (aprox. 2 meses), os resultados mostraram índices de eficiência acima do requisitado, alcançando cerca de 95% na taxa de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), 98% na de DQO (Demanda Química de Oxigênio) e 98% para SST (Sólidos Suspensos Totais). Além disso, a otimização da taxa de oxigenação contribuiu de forma significativa para a redução dos custos energéticos da etapa de aeração.

Aplicações

  • Tratamento biológico para efluentes municipais e industriais

  • Sistemas contínuos ou intermitentes

  • Instalação fixa ou removível em rack com içamento via tubo guia, ou cadeias oscilantes.

Para mais informações sobre tecnologias e equipamentos para saneamento e tratamento de águas e efluentes, entre em contato com nossa equipe técnico-comercial: contato@aquamecbrasil.com.br

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page