top of page

Simulado no Porto de Niterói

Como agir em acidentes que causam danos ao Meio Ambiente? Quais equipamentos usar em determinada emergência? Foi com essa finalidade que a aLBriggs coordenou na tarde do dia 26 de maio, um simulado de possível derramamento de óleo durante uma operação de abastecimento no Porto de Niterói.

A atividade contou com a presença da equipe de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS) do Porto, o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA) e clientes.

O Porto, localizado na costa leste da Baía de Guanabara, tem como foco a prevenção ambiental e faz questão de cumprir às determinações impostas pela Lei 9966/2000, resolução Conama 398/2008 e a NORMAM 08. A aLBriggs que mantêm uma base permanente no Porto de Niterói realiza a prevenção através do cerco de todas as embarcações com barreiras flutuantes, e conta com uma equipe para desempenhar simulados, treinamentos e atendimento a emergência. “Com a demonstração feita no exercício, a aLBriggs revelou que pode atender com perfeição todas as necessidades dos nossos clientes” afirma Mauro Sbragia, coordenador de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS) do Porto de Niterói.

Coordenado por Alex Cobra, gerente operacional da aLBriggs, o simulado teve como objetivo mostrar a atuação dentro do Porto de Niterói. “Queremos exemplificar a rotina do nosso trabalho, demonstramos a identificação do vazamento, a notificação ao porto e nossa ação de primeira resposta” afirma Alex.

O simulado teve início às 14horas, e realizou uma operação de recolhimento dentro de um cerco preventivo de 360º realizado ao redor de um rebocador e de uma barcaça em operação de transferência de combustível. Além do simulado, também houve a exposição de todos os equipamentos de atendimento à uma emergência, onde técnicos especializados da aLBriggs explicaram o uso de cada equipamento e sua finalidade.

A aLBriggs, desde 2006, é responsável pelo gerenciamento, operação e manutenção do Centro de Proteção Ambiental (CPA) no Porto de Niterói e pela confecção do seu Plano de Emergência Individual (PEI).

Para Jose Luiz de Araujo Mendes, analista ambiental do INEA, o simulado proporcionou outra visão do trabalho da aLBriggs. “Eu fico muito satisfeito de saber que a Baia de Guanabara conta com esta estrutura apresentada. Os equipamentos e a experiência no atendimento a emergência são fundamentais para garantir uma resposta rápida e eficiente”, afirma.

Proibida a reprodução parcial ou total deste conteúdo.

 

Envie suas dúvidas ou solicite seu orçamento preenchendo o formulário abaixo.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page