top of page

Sistemas offshore de recolhimento de óleo

Atualmente o mercado busca soluções completas, que possam resolver situações de forma rápida e confiável. Nesse sentido, foram concebidos sistemas recolhedores que podem executar simultaneamente a contenção do óleo e o seu recolhimento. Esses sistemas são acoplados a embarcações e têm funcionamento autônomo. Funcionam como um braço estabilizado acoplado no bordo de embarcações para confinar o óleo, enquanto outro sistema efetua seu recolhimento, geralmente composto por um skimmer de escova, seguido da transferência do produto para um tanque de armazenamento.

Recolhedor lateral acoplado no través de embarcação

Com capacidade de recohimento de até 500 m³/h, este sistema apresenta muitas vantagens, dentre as quais a necessidade de somente uma embarcação para sua utilização; seu funcionamento depende de menos operadores; é lançado somente por sistema hidráulico; a partir de seu lançamento, leva apenas 15 minutos para estar pronto para operar (em geral, um equipamento com a mesma finalidade leva entre 40 minutos e uma hora para entrar em operação); seu sistema de recolhimento atinge a eficiência de 90% a 95% de óleo recolhido; é possível instalar dois destes equipamentos na mesma embarcação, um em cada bordo, podendo assim dobrar a quantidade recolhida; opera em condições de mar adversas, sem afetar sua performance e é capaz de recolher óleos de todos os tipos e viscosidades.

Recolhedor lateral acoplado no través de embarcação

Para mais informações sobre recolhedores de óleo e demais produtos oferecidos pela Alpina, entre em contato com nosso Departamento Comercial: ambiental@alpina.com.br

* Trecho adaptado de artigo escrito por Dante Pozzi Neto, Roberto Giannini, Osvaldo Henrique Nogueira Junior

Proibida a reprodução parcial ou total deste conteúdo.

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Recentes
Veja também:
bottom of page