top of page

aQuamec recebe prêmio por inovação tecnológica durante a Fenasan 2017


A aQuamec foi contemplada com o Prêmio de Inovação Tecnológica no Congresso ABES Fenasan 2017. Considerado o maior encontro de saneamento ambiental das Américas, o evento foi promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES e pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, entre os dias 2 e 6 de outubro no São Paulo Expo.

A aQuamec recebeu o prêmio por trazer para a Fenasan o sistema de elevação a vácuo da americana Vacuworx, sua parceira internacional.

Esta inovação realiza com eficiência e agilidade o içamento de tubos, dutos e outros materiais de até 25 toneladas, sem o uso de ganchos, eslingas ou correntes, vantagem que, além de oferecer maior preservação do material manuseado, também traz maior precisão e segurança ao processo.

O produto pode ser aplicado em obras de saneamento, dutos e outras que envolvam movimentação de tubos, além de movimentação de materiais em operações de construção civil, mineração, portos, estaleiros e indústrias.

"Esta tecnologia vem sendo usada com sucesso pelo mundo e estamos trazendo-a ao Brasil pela primeira vez. Com ela, é possível lidar com até 10 vezes mais a quantidade de dutos e com metade dos custos em mão de obra, reduzindo estes custos em até 90% nos projetos”, frisa Steve Smith, diretor comercial para o mercado internacional da Vacuworx Global.

Presente em várias edições da Fenasan, a aQuamec foi contemplada na edição 2016 com o prêmio de melhor estande em sustentabilidade.

Palestra para jovens profissionais

Neste ano, além das novidades como o equipamento da Vacuworx e as membranas de micro e ultra filtração, a aQuamec também inovou no Congresso com uma parceria com o programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES. A empresa é associada da entidade e membro das Câmaras Temáticas de Dessalinização e Reúso e Comunicação no Saneamento, no âmbito nacional, e da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES Seção São Paulo (ABES-SP).

A atividade da aQuamec e do JPS contemplou uma palestra exclusiva para estudantes, na terça, dia 3 de outubro, com Nilton Mar Bartalini, tecnólogo em Projetos Mecânicos, responsável pela assistência técnica da área comercial da aQuamec. O profissional falou sobre a importância dos jovens trocarem experiências, conhecimentos e implantarem novas tecnologias.

"Conversar com os jovens por meio do JPS é uma oportunidade para eles conversarem com um profissional mais experiente e trocarem ideias", ressalta Bartalini. "Os novos colaboradores da área estão buscando o seu espaço e colocar o conhecimento em prática tanto na tecnologia quanto na engenharia. O encontro foi muito proveitoso e acabei aprendendo com os jovens também. Eles devem ser persistentes no sentido de implantar novas tecnologias e buscar inovações", frisa.

Sobre a aQuamec

A aQuamec atua em projetos, fabricação, instalação, manutenção e reformas de equipamentos e sistemas destinados ao tratamento de água potável e industrial, de efluentes municipais e industriais, e reuso. Além disso, a empresa oferece produtos fruto de tecnologias desenvolvidas por mais de 30 parceiros internacionais com soluções completas, desde o tratamento primário até a ultrafiltração, dessalinização e tratamento de lodo.

Entre os equipamentos já fornecidos estão floculadores, grades de barras e peneiras, removedores de areia, filtros de areia, aeradores mecânicos flutuantes ou submersíveis, difusores de ar, raspadores de lodo, sistemas de membranas, bombas e válvulas.

Além de unidade fabril localizada próximo às principais rodovias do estado de São Paulo, a aQuamec conta com 70 centros de vendas, manutenção, distribuição e assistência técnica 24 horas, permitindo eficiência e agilidade no atendimento aos clientes em todo o Brasil e na América Latina.

Conheça mais sobre​ o sistema Vacuworx: www.aquamecbrasil.com.br/sistemas-de-elevacao-a-vacuo

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page