top of page

Tecnologia compacta para tratamento in-loco de chorume


O chorume é um efluente altamente poluente e de composição complexa gerado pela degradação dos resíduos em aterros sanitários. Esse efluente é considerado mais agressivo que o esgoto e produz um grande impacto ao meio ambiente, pois possui pH ácido, alta Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), alto valor de Demanda Química de Oxigênio (DQO), além de diversos compostos altamente tóxicos, que com o passar do tempo se convertem parcialmente em gás metano e gás carbônico (CO2).

Por conta de fatores ambientais, estabilidade do aterro e qualidade de vida da comunidade local, é necessário um tratamento adequado desse composto, fazendo com que os aterros tenham que enviar o efluente para estações de tratamento de esgoto, o que impacta em custos logísticos e operacionais.

A fim de trazer mais eficiência, economia e praticidade ao processo, a empresa francesa EMO, representada no Brasil pela aQuamec, projetou recentemente a Unidade de Osmose Reversa OSMEO®, destinada ao tratamento in loco do chorume. A unidade possui vários estágios de pré-tratamento e uma etapa final por osmose reversa. Ao fim do processo é possível obter, separadamente, a água tratada e o concentrado contaminado.

Além de ser uma unidade compacta que pode ser instalada no próprio aterro, a OSMEO® tem como vantagem a opção de locação.

Vantagens

  • Instalação rápida e compacta: as unidades de processo são móveis, a instalação é conteinerizada ou pode ser montada em skid’s.

  • Operação: Osmeo é totalmente automatizada e pode ser controlada remotamente.

  • Compatibilidade: Este processo é confiável para qualquer tipo de chorume de 0 a 40.000 μs/cm. De acordo com o resíduo local ou a qualidade de descarte/reuso permitida/requerida, podendo ser fornecido em 2 ou 3 passos de filtração.

  • Várias capacidades disponíveis de acordo com a necessidade.

  • Considerável redução de volume de chorume, remoção poluentes > 99% para sais dissolvidos, metais pesados, DQO, bactérias e vírus.

Para mais informações sobre produtos para o tratamento de efluentes, entre em contato com nossa equipe técnico-comercial

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Recentes
Veja também:
bottom of page