Alteração na padronização de treinamentos para Oil Spill Response

Em questões relacionadas a derramamento de óleo no mar (oil spill response), a IMO (International Maritime Organization), agência especializada da Organização das Nações Unidas, é a responsável por normatizar e estabelecer padrões para as atividades relacionadas ao setor, em especial para treinamentos. Esta responsabilidade foi conferida à IMO a partir da publicação da OPRC - Convenção Internacional sobre Preparo, Resposta e Cooperação em Casos de Poluição por Óleo, estabelecida na Inglaterra em 1990, e da qual o Brasil se tornou signatário em 1998 (decreto 2.870).

 

No Reino Unido, a guarda costeira - MCA (Maritime and Coastguard Agency) manteve os padrões estabelecidos pela IMO, fazendo alguns ajustes para adequar a aplicabilidade das normas à realidade do cenário britânico. O atendimento aos padrões fixados pela IMO e pela MCA, por sua vez, é verificado e certificado pelo The Nautical Institute, organização internacional com sede em Londres e credenciada à IMO, que se dedica à introdução e certificação de sistemas de formação e capacitação de profissionais marítimos.

 

No Brasil, os cursos certificados pelo The Nautical Institute chegaram em 2002, quando o instituto certificou pela primeira vez uma organização fora do Reino Unido para ministrar os cursos padrão IMO e MCA. Na ocasião, a aLBriggs (então chamada Alpina Briggs) teve seus treinamentos reconhecidos e a partir de então vem mantendo a certificação ininterruptamente.

 

Recentemente, o The Nautical Institute, comunicou a descontinuação da equivalência entre os padrões MCA e IMO. A fim de melhor atender às necessidades e legislações locais das empresas certificadas, a certificação do instituto será feita diretamente no padrão IMO, sem que haja a necessidade de equivalência às especificações MCA, que trazem requisitos próprios à realidade britânica.

 

Dessa forma, haverá mudanças nas nomenclaturas dos cursos fornecidos pela aLBriggs equivalentes às modalidades MCA, mantendo-se o mesmo padrão de capacitação, especificações e conteúdo programático dos cursos, já ministrados para mais de 8.000 profissionais do setor.

 

Nomenclatura anterior                                     Nova Nomenclatura                                                       

 

 

Familiarização (MCA 1)                                      Familiarização
 

Ports & Harbours (MCA 2P)                                Ports & Harbours
 

First Responder (MCA 3 / IMO 1)                        First Responder OPRC IMO I
 

On Scene Commander (MCA 4 / IMO 2)               On Scene Commander OPRC IMO II
 

Executive Commander (MCA 5 / IMO 3)              Executive Commander OPRC IMO III

 

 

Além destes cursos, a aLBriggs possui um amplo portfólio de serviços, incluindo outros treinamentos e simulados, e equipamentos para atendimento a emergências ambientais com óleo ou líquidos perigosos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Veja também:
Please reload

CONTATO

AQUAMEC | EQUIPAMENTOS E SISTEMAS PARA SANEAMENTO E TRATAMENTO DE ÁGUAS E EFLUENTES

contato@aquamecbrasil.com.br

Escritório: Av. Jabaquara, 3060 • 3º andar • 04046-500 • São Paulo • SP • Tel: +55 11 3031-3327

Fábrica: Av. Tiradentes, 2620 • 13309-640 • Itu • SP • Tel: +55 11 4025-6820

© 2017 aQuamec - Todos os direitos reservados

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Instagram - White Circle