top of page

Revisão de PEI para melhor regulamentação ambiental em marinas


Revisão de PEI (Plano de Emergência Individual)

A função do PEI (Plano de Emergência Individual) é descrever os procedimentos de resposta a um incidente de poluição por óleo, em águas sob jurisdição nacional, e é exigido de portos organizados, instalações portuárias, terminais, e instalações similares. Seu conteúdo é estabelecido pela resolução Conama 398, de 2008, podendo variar em termos de complexidade, em função das hipóteses acidentais identificadas na análise de risco do empreendimento e das consequências destas em relação aos aspectos socioambientais do entorno da instalação. Para marinas e instalações de pequeno porte, por exemplo, normalmente, aplica-se a exigência de PEI simplificado, porém, essa definição só é realizada através de avaliação por parte do órgão ambiental competente.

Devido a variações nos volumes de operações, uma instalação que antes era considerada de pequeno porte, poderá com o passar dos anos, ser requisitada a revisar seu PEI. Um caso recente ilustra bem esse contexto, no qual a aLBriggs, especialista em atendimento a emergências ambientais, realizou a revisão do PEI de uma marina administrada por uma rede atuante em todo o território brasileiro.

Realizada por equipe técnica da aLBriggs com experiência em elaboração e revisão de PEIs e outros estudos técnicos ambientais para empreendimentos de diversos setores e portes, a revisão do plano de emergência da marina incluiu a análise da documentação existente, visita técnica ao local e estudos do cenário atual, operações e potenciais riscos ambientais da instalação em questão, incluindo a modelagem de dispersão do óleo e a análise da vulnerabilidade ambiental.

A aLBriggs é pioneira no Brasil em resposta a derramamento de óleo e líquidos perigosos e oferece soluções completas neste setor. Além de estudos técnicos ambientais, como Planos de Emergência e Contingência, Mapas de Sensibilidade Ambiental e Estratégias Iniciais de Resposta, a aLBriggs possui uma sólida estrutura para atendimento a vazamentos de óleo, ofertando uma linha completa de serviços e equipamentos para emergências ambientais. Junto com a aQuamec, oferece também soluções para tratamento de águas e efluentes, como estações compactas e equipamentos para todas as etapas de tratamento.

 

Envie suas dúvidas ou solicite seu orçamento preenchendo o formulário abaixo.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page