top of page

Seis aplicações de motobombas Selwood presentes no dia a dia

As motobombas da Selwood, comercializadas há mais de 25 anos por aLBriggs e aQuamec, são extremamente versáteis e robustas. Além disso, suas principais características, como a autoescorva a seco através de bomba de ar de diafragma (autonomia), a motorização estacionária a diesel (mobilidade) e a cabine acústica para abafamento de ruídos (super silenciosa), fazem com que essa linha seja capaz de atender às mais diferentes necessidades quando o assunto é bombeamento e transferência de produtos como efluentes, lama, água oleosa, entre outros.

Confira seis situações rotineiras em que as motobombas podem estar presentes:

1 - COMBATE A ENCHENTES

Com a chegada do verão e as chuvas que o acompanham, diversos pontos do país são atingidos pelas enchentes. Além de gerarem problemas urbanos, como alagamentos em pontos residenciais e comerciais, causam também prejuízos na saúde pública.

Alguns modelos das bombas de transferência Selwood são aliadas à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros para a solução desses incidentes. Isso porque possuem a capacidade de bombear o excesso de água para pontos menos críticos, reduzindo as graves consequências dos alagamentos.

Alguns exemplos dessas bombas são as séries D (bombas de alta vazão) e série S (bombas com excelente manipulação de sólidos). Esses equipamentos são ideais pois atendem a importantes requisitos para estas operações, como capacidade de recalque, alta vazão e manipulação de sólidos.

Motobomba S150 utilizada para recirculação de águas estagnadas devido a enchentes em Manaus, em 2009

2 - TRITURAÇÃO DE LODO SECO

É comum que as ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) apresentem problemas relacionados à formação de lodo durante a realização do tratamento dos efluentes. Essas possíveis formações sólidas de lodo, quando não eliminadas adequadamente, podem prejudicar e, até mesmo, descontinuar toda a operação. A solução ideal para esses casos é a trituração do lodo bombeado e, um dos equipamentos ideais para esses casos, é a bomba trituradora série C, modelo 150 de 7,5 kW, da Selwood.

Este modelo também é amplamente utilizado no bombeamento de efluentes contendo materiais fibrosos, tiras de tecido, cabelo e fitas plásticas.

Bomba trituradora Série C

3 - BOMBEAMENTO DE CHORUME EM ATERRO SANITÁRIO

Os aterros sanitários acumulam tanto a água das chuvas quanto o próprio chorume proveniente da decomposição de resíduos orgânicos. Esses efluentes precisam ser escoados através dos orifícios de ventilação do aterro para que sejam encaminhados adequadamente ao seu processo de decomposição. Uma operação como esta envolve sérios riscos ambientais, como a possibilidade de contaminação do solo.

Portanto, o equipamento utilizado para a transferência desses efluentes obrigatoriamente precisa ser de extrema confiança e adequado para esse procedimento, como a bomba submersível série HS (Hydrosub), acionada por unidade hidráulica super silenciosa a combustão (diesel) ou elétrica. O resultado é uma solução ambientalmente segura e economicamente viável.

Bomba submersível série HS

4 - DESPOLUIÇÃO POR ÓLEO

Já é de conhecimento que o óleo pode ser responsável pela contaminação de diversas áreas importantes para a saúde do meio ambiente, como o mar, as regiões costeiras ou a própria terra.

Mas, além disso, a contaminação por óleo é também prejudicial para as operações de locais com grandes movimentações de veículos, como os aeroportos.

A circulação nas pistas aumenta as possibilidades de vazamentos de óleos provenientes dos motores, contaminando a água que se acumula em toda a extensão das pistas de pouso. Esse fenômeno pode gerar transtornos no momento da decolagem das aeronaves, por exemplo, colocando a segurança em risco. Uma forma de reduzir os problemas gerados pela contaminação da água por óleo nesses ambientes é operacionalizar todo o sistema de controle de poluição. Um dos equipamentos utilizados nesse controle são as motobombas de transferência autoescorvantes da Série PD (deslocamento positivo).

Bomba autoescorvante modelo PD75 (Spate)

5 - COMBATE A INCÊNDIO

As bombas de transferência H150 da Selwood também podem ser utilizadas como bombas de combate a incêndio, como são aplicadas em uma grande distribuidora de combustível localizada em uma região portuária. Neste caso específico, a bomba H150 foi utilizada como pressurizadora tanto da linha de combate a incêndio, quanto o sistema de pulverização de névoa da passarela do píer, que é acionado por segurança quando é efetuada a transferência do combustível. Esses modelos de bomba são autoescorvantes e se destacam por sua alta capacidade de descarga de até 158 metros, ideais para operações de transferência de água, jateamento de alto volume e aplicações temporárias de combate a incêndio.

Bomba em cabine Super Silent

Sistema de pulverização de névoa

6 - APLICAÇÕES EM ENGENHARIA CIVIL

Os polímeros, utilizados em diversas aplicações na construção civil como revestimento de pavimentos, canalizações, entre outros, reduzem os custos de construção e aumentam a qualidade da obra.

Dependendo de sua utilização, o polímero também precisa ser bombeado, como na estabilização do solo para a aplicação de estacas e paredes. Para essa tarefa, as bombas S150 da Selwood são indicadas por possuírem duas características muito importantes para manter a integridade do polímero:

  • Novo conceito autoescorvante, que impede que o polímero seja arrastado pela câmara de vácuo somado a um sistema flutuante de retirada de ar das linhas de sucção, protegendo o sistema interno da bomba e reduzindo as intervenções de paradas de manutenção.

  • A forma construtiva da câmara de transferência, aliada ao projeto de montagem do rotor “vortex”, gera fluxos em vórtice no produto transferido, impedindo que ele entre em contato com o rotor, o que resultaria no corte do material e alteração de suas características de consistência e densidade. Outros modelos de bombas que não possuem o fluxo em vórtice, cortam o material e causam danos à mistura, ocasionando a utilização de mais material bruto para alcançar a consistência exigida, tornando a operação mais custosa e demorada.

Bomba com sistema de câmara a vácuo estendida

A aLBriggs e aQuamec comercializam e operam as bombas Selwood, sendo a aQuamec responsável pelo centro de distribuição para toda a América Latina, o que confere grandes vantagens logísticas, melhores prazos de entrega e assistência técnica com a rápida manutenção e reposição de partes e peças.

As bombas Selwood estão disponíveis para venda ou locação.

 

Envie suas dúvidas ou solicite seu orçamento preenchendo o formulário abaixo.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page