top of page

Tratamento de efluentes com flotadores por ar dissolvido

A aQuamec, especialista em saneamento e tratamento de água e efluentes, representa no Brasil a francesa EMO, empresa que projeta, comercializa e fabrica uma gama completa de unidades de flotadores por ar dissolvido, adequados para o tratamento de todos os tipos de efluentes com vazão unitária de até 650 m³/h.

Compactos e fáceis de usar, os flotadores possibilitam o pré-tratamento eficaz de efluentes e reduzem a carga de poluentes, como SST, óleos e graxas, DQO, DBO5, fósforo, dentre outros. Os campos de aplicação para esses equipamentos na indústria são muitos, como em agronegócios, laticínios, matadouros, alimentícias, petroquímicas, papel e celulose, têxteis, cosméticos, dentre outras.

TRATAMENTO DE EFLUENTES EM INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

A EMO prestou consultoria por duas vezes para uma das indústrias de um grupo mexicano considerado um dos principais produtores de laticínios nas Américas. O primeiro contato foi estabelecido com a subsidiária EMO Latina em 2015, para definir uma solução de pré-tratamento para os efluentes da linha de produção de Leite Longa Vida (UHT) e, em 2018, em uma nova linha de produção.

Essa indústria, além de ser especializada na produção de Leite Longa Vida, também produz subprodutos: iogurte líquido e leite sem lactose.

Seus efluentes são tratados por dois flotadores, Delta 75 e Delta 50, e enviados para um reator biológico de lodos ativados (processo aeróbico). Configuração de instalação:

  • Flotador por ar dissolvido;

  • Sistema de regulagem de pH;

  • Tanques para armazenamento de coagulantes;

  • Preparador de polímeros;

  • Quadro elétrico para controle da injeção de químicos.

A aQuamec conta com uma linha de flotadores disponíveis em três séries: Alpha, Delta e Gamma. A seguir, alguns exemplos de aplicações:

Série Alpha

Capacidade: 60 m³/h, 1400 m³/dia

Flotador utilizado em tratamento de efluentes em tecnopolo especializado em agronegócio.

O flotador alcançou níveis muito satisfatórios de redução da poluição para aliviar a estação biológica existente.

Série Alpha +60

Série Alpha +60

Série Delta

Capacidade: 31 m³/h, 750 m³/dia

Flotador para águas altamente poluídas para melhorar o desempenho da estação existente.

Série Delta 35

Série Delta 35

Série Gamma

Capacidade: 180 m³/h, 3500 m³/dia

A EMO desenvolveu um equipamento de pré-tratamento para indústria de laticínios.

Série Gamma 225

Estes equipamentos são apropriados para o pré-tratamento e remoção dos sólidos em suspensão, óleos e graxas e outros materiais flutuantes nas águas residuais. Especialmente em combinação com coagulação/floculação, estes flotadores alcançam uma alta taxa de purificação dos efluentes.

A aQuamec possui ainda estrutura própria de fabricação e manutenção, oferecendo uma ampla gama de equipamentos para o tratamento de águas e efluentes, inclusive todas as etapas de tratamento de lodo, como remoção, adensamento, desidratação e secagem.

Junto com a aLBriggs, disponibiliza soluções completas e inovadoras para descontaminação e tratamento de águas e solos, através da oferta de serviços e equipamentos de alta performance. Com um portfólio composto pelas melhores tecnologias internacionais e um corpo técnico qualificado para entregar a melhor solução ao cenário específico de cada cliente, as empresas se destacam por potencializar a eficiência energética e operacional de companhias de segmentos como Saneamento, Óleo e Gás, Portos e Terminais, Alimentos e Bebidas, Papel e Celulose, Indústrias em geral, Mineração, Siderurgia, Química e Petroquímica, entre muitos outros.

 

Envie suas dúvidas ou solicite seu orçamento preenchendo o formulário abaixo.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page