TRATAMENTO PRELIMINAR

O tratamento preliminar é a primeira etapa do tratamento de águas e esgotos / efluentes industriais e municipais, e tem como finalidade a remoção de sólidos grosseiros, finos abrasivos e areia do afluente a ser tratado. Os equipamentos que compõem o tratamento preliminar funcionam como uma barreira física, evitando passagem de detritos que possam danificar os equipamentos das etapas subsequentes do tratamento.

 

A aQuamec oferece uma série completa de soluções para todas as fases do tratamento preliminar:

GRADES MECANIZADAS

Utilizadas na remoção dos sólidos grosseiros, as grades mecanizadas estão disponíveis em diversos modelos para diferentes dimensões de canais, com limpeza manual ou mecanizada. Entre os tipos disponíveis estão: grade cremalheira, grade de cabos, grade fuso castanha, grades manuais, grades de correntes, grade rotativa, entre outros.​

PENEIRAS

Utilizadas na remoção de partículas finas, as peneiras estão disponíveis em modelos para ambientes abertos e altamente corrosivos, em canais de concreto ou em canais metálicos em aço inox. Estão disponíveis em modelos estáticos, escalares, helicoidal rotativo, tambor rotativo inclinado em canal, chapa perfurada,  tambor rotativo de fluxo externo e de fluxo interno entre outros.

DESARENADORES

Também conhecidos como caixas de areia, os desarenadores são utilizados para a retenção de areia e sólidos finos abrasivos presentes no afluente. Estão disponíveis em modelos para tanques quadrados, circulares ou retangulares. Para os tanques retangulares, podem ser utilizados sistemas auxiliares de aeração por bolhas grossas para remoção de gorduras.​

UNIDADE COMPACTA DE PRÉ-TRATAMENTO 

Inovadora tecnologia que combina alta eficiência na remoção de sólidos com um espaço de instalação muito pequeno, é projetado para taxas de vazão de até 200 L/s por unidade. Podem ser utilizados sistemas auxiliares de aeração por bolhas grossas para remoção de gorduras.

TRANSPORTE DE SÓLIDOS