top of page

Técnicas de Contenção

Em uma resposta a derramamento de óleo, as pessoas responsáveis por selecionar e fazer uso das barreiras devem conhecer as suas aplicações, conhecer exatamente cada tipo de barreira, sua durabilidade, formas de armazenamento, transporte e capacidade de contenção, onde mais elas se adequam, planejar criteriosamente a escolha e colocação, selecionando-se os melhores locais para sua disposição, além de possuir também conhecimento sobre as condições de mar, de tempo e marinharia, como o uso de âncoras, boias de arinque, flutuadores e demais acessórios. As técnicas mais usuais são:

Cerco: Pode ser Total, em embarcações e plataformas fundeadas, ou Parcial, em embarcações em áreas portuárias ou em atracadouros. Pode-se fixar as barreiras ao casco do navio ou às estruturas do atracadouro.

Contenção em “V” (duas embarcações ou âncoras seguram as extremidades da barreira, direcionando o óleo contido para seu vértice, onde há um recolhedor acoplado ou uma embarcação recolhedora); em “J” (geralmente usada em mar aberto, com duas embarcações, sendo que uma delas segura uma das extremidades da barreira também recolhe e armazena o óleo); ou em “U” (configuração geralmente usada em águas costeiras, com três embarcações, sendo duas segurando as extremidades da barreira e uma terceira recolhendo o óleo). Em locais com velocidade de corrente propícia, pode-se substituir a embarcação de uma das extremidades da barreira por dispositivo de lançamento.

Contenção Dinâmica: É usada apenas uma embarcação. Sistema de barreira acoplada em um ou em ambos os bordos de uma embarcação, o que permite o recolhimento dinâmico, ou seja, a embarcação pode se movimentar enquanto recolhe o óleo.

Para mais informações sobre serviços de resposta a derramamento de óleo e demais soluções oferecidas pela Alpina, entre em contato com nosso Departamento Comercial: ambiental@alpina.com.br

* Trecho de artigo escrito por Dante Pozzi Neto, Roberto Giannini, Osvaldo Henrique Nogueira Junior

Proibida a reprodução parcial ou total deste conteúdo.

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Recentes
Veja também:
bottom of page