top of page

Aumento de qualidade e eficácia na piscicultura com sistemas de tratamento de águas


Aumento de qualidade e eficácia na piscicultura com sistemas de tratamento de águas

A base da piscicultura é a água. A indústria de pescados não só precisa da entrada de água limpa em seus processos, mas também de garantir a saída de água limpa.

A aLBriggs e a aQuamec, especialistas em gestão de águas, fornecem aos piscicultores soluções de tecnologia internacional e de alta qualidade, entre elas:


  • Sistemas automatizados de tratamento de água com coagulação e eletroflotação;

  • Sistemas de osmose reversa;

  • Barreiras de contenção.


Como cada caso é diferente, a solução da aLBriggs e da aQuamec começa com a compreensão exata do que cada cliente precisa, por meio do entendimento do negócio e da longa experiência com sistemas de tratamento de água municipais e industriais.


SISTEMAS AUTOMATIZADOS DE TRATAMENTO DE ÁGUA COM COAGULAÇÃO E ELETROFLOTAÇÃO

Esses sistemas são econômicos e altamente automatizados para tratar a água de plantas de processamento de peixes com coagulação e eletroflotação de duas fases. A eletroflotação usa uma pequena quantidade de energia e nenhuma adição de água é necessária. Enquanto o método de flutuação tradicional usa água doce, a eletroflotação usa bolhas geradas por eletricidade. Esses sistemas altamente eficientes fornecem um excelente resultado para baixos custos operacionais.


Aumento de qualidade e eficácia na piscicultura com sistemas de tratamento de águas


SISTEMAS DE OSMOSE REVERSA

A principal ameaça à piscicultura é a infestação parasitária, principalmente por piolhos do mar.

Um método comum para tratar piolhos do mar é usando peróxido de hidrogênio, mas existem dois problemas potenciais que estão se tornando mais aparentes com o tempo: um são as preocupações ambientais, e o outro é o medo de que os piolhos do mar desenvolvam uma resistência a esse produto químico. Em 2015, um estudo alertou sobre o piolho de salmão perdendo sua sensibilidade ao peróxido de hidrogênio em uma piscicultura norueguesa.

Por conta das preocupações com o peróxido de hidrogênio, muitos criadores de peixes estão adotando soluções mais ecológicas. Um tratamento é simples: água doce. O salmão, por exemplo, vive em água doce em diferentes momentos de seu ciclo de vida natural; os piolhos do mar, no entanto, só se adaptam à água salgada. Isso significa que o salmão pode lidar com um banho de água doce, mas os parasitas não.

Os peixes são expostos à água doce em um transportador de peixes vivos, de modo que os piolhos perdem a aderência. Os peixes tratados e saudáveis ​​são então devolvidos à sua área de cultivo. Para fazendas de peixes no mar, essa água doce pode ser fornecida por sistemas de osmose reversa.



A osmose reversa purifica a água usando uma membrana parcialmente permeável. Os sistemas de osmose reversa da aQuamec são uma excelente solução para dessalinização. A osmose reversa usa relativamente pouca energia para produzir a água doce em comparação com outros métodos de dessalinização, como a destilação instantânea de vários estágios, destilação de múltiplos efeitos e compressão mecânica de vapor.

Os transportadores de peixes vivos se beneficiam de sistemas de osmose reversa que foram desenvolvidos para as necessidades da exigente indústria de cruzeiros.

BARREIRAS DE CONTENÇÃO

Desenvolvidas originalmente para resposta a derramamentos de óleo no mar, as barreiras de contenção mantêm o óleo em um só lugar para que ele seja recolhido e não polua o ambiente. No entanto, outras indústrias precisam de soluções semelhantes, como acontece na piscicultura. Afinal, o vento, as correntes e as ondas funcionam da mesma forma.

As pisciculturas frequentemente produzem resíduos que não devem flutuar e se espalhar, como gordura, fezes, alimentos não consumidos ou outros biomateriais. Além disso, muitos peixes que gostamos de comer são carnívoros. Os piscicultores alimentam seu estoque com comida preparada com peixes que, muitas vezes, são oleosos, como o arenque. Quando os peixes são alimentados com este tipo de alimento, um resíduo oleoso é deixado na superfície. Se o vento e as ondas forem favoráveis, esse óleo pode acabar nas praias próximas, incomodando moradores, empresários, turistas e políticos locais.

A aLBriggs e a aQuamec têm usado barreiras para controlar derramamentos de óleo por décadas e oferecem modelos para as necessidades específicas da piscicultura.


Um exemplo do uso de barreiras de contenção na piscicultura foi na costa de Malta, na Europa. Os atuneiros locais alimentam seus peixes com peixes gordurosos do norte da Europa, mas o resíduo acaba em uma praia turística. Os atuneiros usam as barreiras para manter o resíduo em um lugar antes de ser coletado, protegendo as praias próximas e dando-lhes uma nova fonte de renda com a venda do óleo.


SOBRE ALBRIGGS E AQUAMEC

Juntas, aLBriggs e aQuamec disponibilizam soluções completas e inovadoras para descontaminação e tratamento de águas e solos, através da oferta de serviços e equipamentos de alta performance.


​Com um portfólio composto pelas melhores tecnologias internacionais e um corpo técnico qualificado para entregar a melhor solução ao cenário específico de cada cliente, as empresas se destacam por potencializar a eficiência energética e operacional de companhias de segmentos como Saneamento, Óleo e Gás, Portos e Terminais, Alimentos e Bebidas, Papel e Celulose, Indústrias em geral, Mineração, Siderurgia, Química e Petroquímica, entre muitos outros.


​aLBriggs e aQuamec contam com uma unidade fabril localizada próximo às principais rodovias do estado de São Paulo, além de mais de 50 centros de vendas, EPCs, operações, manutenção, distribuição e assistência técnica 24 horas, permitindo eficiência e agilidade no atendimento a clientes em todo o Brasil e América Latina.



Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Recentes
Veja também:
bottom of page