top of page

Minimização de turbidez em barragens e corpos hídricos


Em épocas chuvosas, é comum o aumento de turbidez da água nos corpos hídricos, podendo impactar a qualidade da água para distribuição à população. Além disso, atividades como lançamento de rejeitos de mineração, projetos de dragagem, instalação de tubulações, inspeções operacionais, obras portuárias, entre outras, também podem elevar os níveis de turbidez das águas.


O controle da turbidez das águas é essencial nas atividades citadas acima, como forma de minimização de impacto ambiental. O indicado como medida de mitigação para o controle e atenuação da turbidez na água é o uso de cortinas de turbidez ou cortinas silt, que são capazes de minimizar a dispersão de manchas de sedimentos formadas pelos materiais finos suspensos na coluna d´água. COMO FUNCIONAM AS CORTINAS DE TURBIDEZ


O design das cortinas de turbidez é customizável, ou seja, é projetado e especificado de acordo com cada cenário de aplicação. A borda livre, o calado impermeável e/ou mesh de malha geotêxtil filtrante, o lastro e o sistema de ancoragem e fixação são dimensionados de acordo com as informações do local de aplicação das cortinas. A cortina deve ser ancorada de forma a circunscrever o local de intervenção, a fim de evitar o transporte de sedimentos para fora da área operacional.


Desta forma, cortinas de turbidez podem ser utilizadas com eficiência e ser uma ótima alternativa tecnológica, de baixo custo e de fácil operação, que podem atender às condicionantes legais impostas a projetos que causem o aumento da turbidez da água, no decorrer de suas atividades. Porém seu emprego deve atender a quesitos técnicos específicos. A falta de compreensão de seu design, falta de manutenção e a instalação em ambientes inadequados, geralmente resultam em um desempenho insatisfatório.


Cortina de turbidez


O USO DE CORTINAS DE TURBIDEZ NO BRASIL


No Brasil, as cortinas de turbidez são comercializadas pelas empresas aLBriggs e aQuamec, que possuem mais de 35 anos de experiência em gestão de águas e atendimento a emergências ambientais.


As cortinas de turbidez têm sido utilizadas principalmente por mineradoras e construtoras, em projetos diversos, tanto com finalidade preventiva quanto corretiva, ou seja, quando a água já está turva.


Cortina de turbidez em operação


OUTRAS MEDIDAS PARA FORTES CHUVAS


Em momentos de fortes chuvas, além de conter a turbidez das águas, muitas vezes é necessário bombear a água de um local para outro.


Como essas águas geralmente contém sólidos de diversos tamanhos, é ideal que sejam utilizados equipamentos robustos, que admitam a transferência de sólidos e que tenham capacidade de recalque e alta vazão.

Bombas bastante utilizadas nesse tipo de operação são os modelos da empresa britânica Selwood, que são autoescorvantes com motorização a diesel e realizam o bombeamento de fluídos com sólidos, tais como lama, esgoto, etc.


Além de conter a turbidez das águas, muitas vezes é necessário bombear a água de um local para outro


Os modelos da série S, que manipulam sólidos de até 100 mm de diâmetro, foram utilizadas em uma enchente histórica no estado do Amazonas, realizando drenagem de águas estagnadas, operando com vazão média de 560 m³/h.


Essas bombas também têm sido muito utilizadas no Brasil para operações de transferência de efluentes entre tanques.


Vídeo da bomba da série S em operação de transferência entre tanques de esgoto


COMO DESCOBRIR QUAL O EQUIPAMENTO CORRETO PARA CADA OPERAÇÃO


aLBriggs e aQuamec disponibilizam uma ferramenta no qual o cliente preenche os dados e a equipe técnica das empresas dimensiona o melhor equipamento para o cenário específico.

Além do dimensionamento e a fabricação do melhor tipo de cortina de turbidez, para cada cenário e necessidade do cliente, a aLBriggs e a aQuamec desenvolvem todo o projeto de instalação e ancoragem dos sistemas fornecidos. O pacote de soluções inclui a visita técnica preliminar, para estudo do cenário e definição do melhor arranjo (posicionamento) para instalação em campo, a entrega técnica do sistema, a disponibilização do projeto executivo para a instalação e a ancoragem das cortinas, a prestação dos serviços de coordenação e supervisão da instalação, o treinamento técnico para a manutenção periódica e a operação do sistema, e a assistência técnica e a manutenção corretiva, se necessário.



SOBRE ALBRIGGS E AQUAMEC


Além de cortinas de turbidez e motobombas de transferência, aLBriggs e aQuamec fornecem um portfólio completo de soluções para descontaminação e tratamento de águas, como diversos modelos de barreiras de contenção, atendimento a emergências ambientais, sistemas convencionais e compactos para tratamento de água e efluentes, entre outros.


Posts Recentes
Veja também:
bottom of page