top of page

Contratação por performance como auxílio no ESG de companhias de água e esgoto

Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas) são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Os 17 ODS são um dos guias para o desenvolvimento do ESG (sigla em inglês para environmental, social and governance - em português: ambiental, social e governança) das organizações.


As companhias de água e esgoto podem adotar medidas para atender a todos os ODS, auxiliando assim no seu programa de ESG.


Por exemplo, o ODS de número 16 é relacionado a paz, justiça e instituições eficazes, e visa promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis. Uma das formas de organizações como companhias de água e esgoto cumprirem esse ODS é a contratação por performance, que faz com que a empresa seja mais eficaz.



O QUE É A CONTRATAÇÃO POR PERFORMANCE


A contratação por performance é um modelo que consiste em critérios que são preestabelecidos por ambas as partes, onde o cliente expõe suas necessidades e o contratado oferece a melhor maneira de solucionar os problemas e atingir os resultados esperados. O cliente contrata e remunera conforme os resultados do processo, não pelo equipamento propriamente dito.



QUAIS AS VANTAGENS DA CONTRATAÇÃO POR PERFORMANCE


  • Implantação de tecnologias de alta performance estudadas e adaptadas para o cenário, visando atender aos critérios preestabelecidos e assim suprindo a necessidade anterior.

  • A redução do downtime, ou do tempo de inatividade, o tempo gasto com treinamentos de pessoas para operar os equipamentos, manutenção de peças, pedidos de reposição de partes e peças e demais contratempos são erradicados para o contratante.

  • Investimento inicial zero ou próximo de zero, pagamento é feito somente quando o equipamento está em operação.

  • A metodologia de contratação pode ser totalmente adequada e personalizada para atender a diversos setores.



CONTRATAÇÃO POR PERFORMANCE PARA COMPANHIAS DE SANEAMENTO


A aLBriggs e a aQuamec possuem mais de 35 anos de experiência na gestão das águas, com soluções completas e integradas para a descontaminação e tratamento de água, efluentes e solos e há mais de 20 anos, com o intuito de entregar o melhor resultado e serviço ao cliente, as empresas disponibilizam o modelo de contratação por performance.


Como citado anteriormente, neste modelo a contratação é feita visando o resultado que será atingido. A aLBriggs e a aQuamec, além de entregarem o resultado acordado, propiciam que as concessionárias trabalhem com base nos padrões ESG, que são práticas ambientais, sociais e de governança de uma corporação, visando sempre a sustentabilidade como base do negócio.




Ao invés de adquirir equipamentos como aeradores ou difusores de ar, por exemplo, a companhia de água e esgoto contrata a performance destes equipamentos, aumentando assim a sua eficácia. A seguir estão dois exemplos de parâmetros de performance:


1. Quantidade de equipamentos por lagoa

Quanto mais eficazes forem os equipamentos utilizados, menos unidades serão necessárias para a mesma eficácia de aeração. Consequentemente, haverá uma redução no downtime e menor consumo de energia.

2. Consumo energético atual e futuro

Sabe-se que a etapa de aeração é responsável por grande parte do consumo de energia de uma estação de tratamento. Com equipamentos mais eficazes e, portanto, menos unidades em operação e com equipamentos de alta eficiência energética, o consumo de energia futuro tenderá a ser significativamente menor do que o atual.



Aeradores e difusores de ar são exemplos de possibilidade de contratação por performance




Além de fornecer equipamentos para todas as etapas do tratamento de águas, a aQuamec fornece unidades móveis e compactas para diversas finalidades, como potabilização de água e tratamento de efluentes (MBR e MBBR). A contratação por performance também está disponível para essas unidades.


Entre as finalidades das unidades compactas estão tratamento de água, potabilização da água, tratamento de efluentes, desidratação de lodo, tratamento de chorume, bombeamento e outros.



As unidades móveis estão disponíveis para diversas modalidades, como potabilização de água



SOBRE A AQUAMEC


A aQuamec atua em projetos, fabricação, instalação, manutenção e reformas de equipamentos e sistemas destinados ao tratamento de água bruta e industrial, tanto para abastecimento como para reúso, e de efluentes municipais e industriais. Junto com a aLBriggs, disponibiliza soluções completas e inovadoras para descontaminação e tratamento de águas e solos, através da oferta de serviços e equipamentos de alta performance.


Posts Recentes
Veja também:
bottom of page