Inovador sistema de membranas para reutilização de água

09.05.2017

 

aQuamec e Water Planet, empresa de Kevin Costner, trazem novidades para o sistema de ultrafiltração e microfiltração por membranas

 

 

A aQuamec traz para o mercado brasileiro duas soluções para o tratamento de água e efluentes, desenvolvidas pela Water Planet, sua parceira americana com sede na Califórnia, que tem entre seus fundadores o ator e ambientalista americano Kevin Costner. Os produtos são o software de controle de processo IntelliFlux® e as membranas de ultrafiltração PolyCera®, que foram desenvolvidos para dar otimização de performance do sistema de membranas (MF/UF), e podem ser utilizados para potabilização no tratamento de água municipal; ou para reuso de efluente municipal ou industrial.


O IntelliFlux® é um software de controle de processo automatizado e autoadaptável, que utiliza Inteligência Artificial, desenvolvido para otimizar o desempenho dos sistemas de filtração nas aplicações mais desafiadoras. Quando acontece uma mudança nas condições do efluente o sistema ajusta as condições de filtração em tempo real, assegurando um desempenho estável do sistema com a máxima recuperação de água, ampliando o tempo de funcionamento do processo e a vida útil dos elementos de filtração. Pode ser usado para controlar membranas de MF, UF, NF e RO – cerâmicas ou poliméricas–atuando nos momentos de lavagem,limpeza ou regeneração periódica. 


“A sociedade se acostumou a ver sistemas de inteligência artificial em várias outras áreas que não a indústria de tratamento de água. A matemática complexa, que não pode ser calculada pelo homem rapidamente, vai servir para aperfeiçoar o processo de filtração da água. Nossa experiência já mostra uma significativa economia de custos usando inteligência artificial para otimizar sistemas de membrana, o que ajuda a fornecer mais água a um custo menor", diz Erik Hoek, CEO da Water Planet.


Já as membranas de ultrafiltração de folha plana PolyCera® - Membrana Polimérica possuem poros com diâmetro inferior a 20 nanômetros e oferecem alta capacidade hidrofílica, permeabilidade e robustez. Os módulos espirais alavancam o desempenho da membrana de folha plana, já que os elementos podem operar em fluxo tangencial (cross-flow); e serem retrolavados. O resultado é a primeira membrana polimérica com desempenho de filtração de tipo cerâmico. As membranas propiciam ainda diferenciais importantes para o processo como menor consumo de energia elétrica, menor consumo de produtos químicos, fácil limpeza e redução dos custos operacionais.


“As membranas PolyCera® são o que existe de mais inovador no mercado de filtração por membranas. Esse novo material possibilita aplicações que membranas poliméricas comuns não são capazes de atender; como o tratamento de efluentes com até 500 mg/L de óleos e graxas. A alta hidrofilicidade do material permite uma implantação mais econômica, já que opera normalmente com taxas de filtração superior. Pelo mesmo motivo, e quando empregado em conjunto com o IntelliFlux®, o custo operacional é bem reduzido, já que o consumo de químicos é menor; bem como o consumo energético”, completa Sonia Mucciolo, especialista em processos da aQuamec.


A Water Planet, que é representada pela aQuamec no Brasil, apresentou as duas tecnologias, IntelliFlux® e PolyCera®, durante o Roadshow promovido entre os dias 21 e 31 de março. O evento passou por seis capitais do Brasil e contou com a participação de mais de 600 profissionais do setor, mostrando o que existe de mais moderno em equipamentos para saneamento, como unidades compactas para tratamento preliminar, aeradores e difusores de ar, desinfecção, potabilização, dessalinização, filtração por membranas, entre outras soluções para ETAs (Estações de Tratamento de Água), ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) e reuso.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Veja também:
Please reload

CONTATO