top of page

Barreiras de Contenção

Estes equipamentos são utilizados para contenção de derramamentos de óleos e produtos químicos imiscíveis na superfície da água, em cenários diversos.

Além do cenário de uso do equipamento (citados abaixo), alguns pontos relevantes para escolha da barreira são:

– Estabilidade, para evitar problemas como drenagem, sobrepassagem e arraste

– Durabilidade da matéria-prima, desde lonas e flutuadores até o alumínio de grau naval dos conectores

– Programa de manutenção e estrutura para eventual assistência técnica, a fim de evitar prejuízos na operação devido ao equipamento parado

Offshore: ideais para áreas oceânicas, apresentam rápido lançamento. Seu formato cilíndrico com baixa pressão interna de ar permite flexibilidade no lançamento e armazenamento. Acompanham o movimento das ondas, impedindo a passagem do óleo.

De fácil utilização e movimentação, podem ser transportadas rapidamente em contêineres com unidades hidráulicas para o acionamento de todo o sistema hidráulico, alimentação de ar e acionamento do carretel, e outro volume composto de carretel com barreira.

Disponível também em modelo resistente ao fogo, quando existe o alto risco de combustão do óleo derramado, sendo eficiente também para conter o espalhamento de material em chamas.

Nearshore – Emergenciais: ideais para áreas abrigadas (portos, canais, estaleiros, terminais petroleiros e lagoas de contenção), os modelos nearshore são de fácil utilização, tendo sido projetados de forma a otimizar a contenção dos produtos derramados. Resistentes à tração e abrasão, estas barreiras são armazenadas de modo compacto, devido às características dos formatos cilíndricos, retangulares ou infláveis de seus flutuadores.

Desenvolvidas para diversas aplicações e situações emergenciais, nos mais variados modelos, tamanhos e formatos, possuem boa estabilidade e manobrabilidade mesmo diante de correntezas e ventos.

Permanentes e Semipermanentes: são as chamadas barreiras do tipo cerca, ideais para uso por períodos prolongados e especialmente projetadas tanto para cenários emergenciais quanto para condições preventivas, possuem capacidade única de se adequar a severas condições de intempéries tropicais e equatoriais. São ideais na proteção de áreas portuárias, canais de acesso, estaleiros e terminais marítimos que estejam sob influência do trânsito frequente de embarcações próximas.

Mista (interface água – óleo): barreiras para contenção em praias, áreas alagáveis, mangues, margens de rios, devido ao seu lastro ser preenchido com água, moldam-se perfeitamente em terrenos/pisos irregulares. Podem ser usadas na contenção de manchas de óleo de pequena espessura ou para recolhimento de óleos em linha de maré de praias ou rios.

A aLBriggs, pioneira em projetar e fabricar barreiras de contenção no país, desde 1982, fornece modelos para as mais diversas aplicações, todos dotados de conectores padrão ASTM em suas extremidades, que permite unir lances até atingir o comprimento e a configuração necessários; são equipamentos tanto fabricados no Brasil quanto importados com exclusividade das empresas referência no mercado mundial.

Proibida a reprodução parcial ou total deste conteúdo.

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Recentes
Veja também:
bottom of page