top of page

Operações offshore – Fast OSRV

Em operações de resposta a derramamentos offshore de derramamentos de óleo, além do recolhimento e transferência do produto derramado, uma das preocupações é com o seu armazenamento. Em operações oceânicas, os recolhedores possuem elevadas taxas de recolhimento, superando 500 m3/hora. Esse volume de água oleosa necessita de condições adequadas de armazenamento. Apenas embarcações dedicadas às operações de resposta possuem tanques específicos para o armazenamento adequado desses volumes. Para suprir essa carência, podem ser utilizados tanques de armazenamento temporário, rebocáveis ou estacionários, ou adaptações nas embarcações engajadas na resposta. Nesse ponto, a tendência do mercado mundial é a utilização dos denominados Fast OSRV (Fast Oil Spill Recovery Vessel), embarcações autossuficientes de menor porte, maior velocidade de cruzeiro, utilizando barreiras curtas apoiadas por braços de sustentação e recolhedor oleofílico acoplado, o que permite grande versatilidade operacional e menor volume de resíduo gerado.

A Alpina disponibiliza equipamentos ideais para estes tipos de embarcação:

Recolhedores de óleo vertedouro com capacidade de coleta superior a 500 m³/h, equipados com propulsores (thrusters) e operados por controle remoto com alcance de até 200m.

Sistema de recolhimento com skimmer de escovas oleofílicas, bomba de deslocamento positivo, braço rígido (outrigger) e barreira de varredura (sweeping boom), e capacidade de operar com velocidade de até quatro nós.

Bomba de transferência de deslocamento positivo capaz de bombear líquidos desde água até produtos com alta viscosidade (até 1.000.000 cSt) com vazões de 20 a 140 m³/h, a alturas manométricas de até 120 m de coluna d’água.

- Barreiras de contenção offshore disponíveis em diversos modelos que permitem flexibilidade e agilidade no lançamento e armazenamento.

– Sistemas de monitoramento e vigilância de óleo derramado

Ainda, a Alpina oferece programas de entrega técnica, treinamentos de tripulação e simulados, manutenção, reparos e reposição de partes e peças, bem como leasing e aluguel de equipamentos.

Para mais informações sobre equipamentos e serviços para OSRVs e demais produtos oferecidos pela Alpina, entre em contato com nosso Departamento Comercial: ambiental@alpina.com.br

* Trecho adaptado de artigo escrito por Dante Pozzi Neto, Roberto Giannini, Osvaldo Henrique Nogueira Junior

Proibida a reprodução parcial ou total deste conteúdo.

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Recentes
Veja também:
bottom of page