top of page

Bombeamento de lodo em Estação de Tratamento de Esgoto


bombeamento-lodo

Em algumas estações tratamento de esgoto, o lodo pesado é armazenado em lagoas de sedimentação, para posteriormente ser removido e enviado a empresas externas que efetuarão a desidratação e destinação final. O transporte do lodo normalmente é realizado por meio de caminhões-tanque; em alguns casos, porém, as lagoas situam-se em áreas de difícil acesso, dificultando o processo de transferência.

Nesse contexto, uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) situada em Londres, Inglaterra, enfrentava problemas com duas lagoas localizadas em local afastado, impossibilitando a chegada dos caminhões-tanque para retirada do lodo pesado. Após várias tentativas falhas de bombear o lodo aos caminhões, optou-se pela bomba da série S, da britânica Selwood.

Normalmente, esta operação demandaria ao menos duas bombas convencionais, porém, devido à alta vazão e robustez da bomba utilizada, uma única unidade foi capaz de suprir as necessidades exigidas

no processo.

bombeamento-lodo-2

Disponíveis para venda ou locação, as bombas da Série S se destacam por sua excelente capacidade de manipulação de sólidos de até 100 mm de diâmetro, operando com vazões de até 1.200 m³/h e altura de descarga de até 70 m. São autoescorvantes e possuem selo mecânico banhado em óleo, o que permite operação a seco por tempo indeterminado. Entre outras aplicações, são indicadas para o bombeamento de águas com alto teor de sólidos, esgoto filtrado e não filtrado, lodo e lama.

No Brasil, a aQuamec é a responsável pelo centro de distribuição Selwood para toda a América Latina, o que confere grandes vantagens logísticas, melhores prazos de entrega e assistência técnica com a rápida manutenção e reposição de partes e peças. A aQuamec ainda oferece um amplo portfólio de bombas para diversas aplicações, e um amplo portfólio de equipamentos para descontaminação e tratamento de água e efluentes.

Assista ao vídeo de bomba S150 em operação de tratamento de esgoto:

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Recentes
Veja também:
bottom of page