top of page

Despoluição por óleo em aeroporto com bombas autoescorvantes


A contaminação por óleo se dá de diversas maneiras, seja no mar, regiões costeiras ou em terra. Entre os locais que podem estar sujeitos ao contato com óleos, estão instalações com grande movimentação de veículos, como aeroportos, nos quais há a possibilidade de vazamentos na pista provenientes de motores, prejudicando a segurança das operações.

A fim de solucionar o problema com a água contaminada por óleo que saía da vasta extensão de pistas de pouso e decolagem, um aeroporto decidiu implantar um projeto para o tratamento dessa água. O projeto do sistema de controle de poluição incorporou canaletas de entrada, barragens flutuantes de captação e recolhedores de óleo, operados por bombas autoescorvantes modelo PD75 (Spate) da Selwood, acionadas por motores elétricos. Após a remoção do óleo pelos recolhedores e pelas bombas, ele é armazenado, para posteriormente ser removido do local e direcionado para o descarte seguro.

As bombas de transferência série PD possuem deslocamento positivo e são do tipo duplo diafragma de alto desempenho, apresentando boa sucção e grande poder de recalque. Podem atuar a seco por tempo indeterminado e são montadas sobre rodas ou skid, o que permite mobilidade em diversos tipos de terreno. São ideais para aplicações de resposta a poluição por óleo e provou seu valor ao longo de muitos anos, em diversas aplicações ao redor do mundo, pois garante uma resposta rápida e confiável em situações críticas.

No Brasil, as bombas Selwood vêm sendo comercializadas há mais de 25 anos pelas empresas aLBriggs e aQuamec, sendo a aQuamec a responsável pelo centro de distribuição para toda a América Latina, oferecendo uma linha completa de bombas para transferência de água, efluentes, e outros fluídos de diversas viscosidades. Entre os setores atendidos, destacam-se Óleo e Gás, Saneamento, Construção Civil, Indústrias, entre outros.

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Recentes
Veja também:
bottom of page