top of page

Reforma de parafusos classificadores pode gerar economia de energia em ETEs

A atualização de parafusos classificadores, lavadores e transportadores de longa durabilidade, nas estações de tratamento de esgoto proporciona economia de até 15% no consumo de energia

A aQuamec tem projetado, fabricado e fornecido, há muitos anos, dezenas de sistemas de desarenação para o setor preliminar de estações de tratamento de efluentes municipais, industriais, bem como para estações de tratamento de águas e estações elevatórias. Estes equipamentos são robustos e apresentam um prazo de vida útil considerável, já que são construídos atendendo todos os requisitos das normas de projetos e robustez vigentes.

Muitos desarenadores estão em operação há muitos anos, porém, pelo próprio tempo transcorrido desde o início de sua operação, encontram-se, já, aquém de suas capacidades inicialmente dimensionadas. Como exemplo, citamos casos em que o sistema de retenção, raspagem e direcionamento continua em funcionamento, mas os respectivos parafusos helicoidais, classificadores, lavadores e transportadores de areia, estão desativados.

No caso dos parafusos classificadores, alcançamos economia energética de até 15% , “simplesmente” pelo redimensionamento dos próprios parafusos, incluindo a atualização dos moto redutores, que resulta um conjunto mais eficiente em termos de uniformidade de operação e aquecimento, permitindo, ainda, o aumento da vida útil do equipamento.

Estas atualizações de tecnologias trazem ganhos operacionais e econômicos para o setor preliminar das estações de tratamento como, por exemplo, na remoção de areia, proporcionando aumento da eficiência global da planta, minimizando intervenções para manutenção em equipamentos posteriores, tais como bombas, válvulas, reatores biológicos, adensadores e desidratadores de lodo.

Para isso, a aQuamec oferece assistência técnica para avaliar a necessidade de troca destes equipamentos, por intermédio de reforma, retrofit ou substituição a base de troca, com rápido retorno de investimento.

Quer saber mais sobre estes e outros equipamentos?

Inscreva-se em nosso canal e fique por dentro das últimas atualizações para descontaminação e tratamento de águas e solos.

 

Envie suas dúvidas ou solicite seu orçamento preenchendo o formulário abaixo.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page