top of page

Alpina e Porto do Forno, uma parceria a favor do meio ambiente

Prontidão no atendimento é uma das principais características dos serviços de combate a derramamentos de óleo e outras emergências ambientais oferecidas pelo GEAB – Grupo de Emergência Alpina Briggs, no Porto do Forno, em Arraial do Cabo, RJ

A Alpina Briggs responsável pela operação da Brigada Ambiental e do Plano Emergencial Individual (PEI), no Porto do Forno, tem realizado um trabalho para fazer os primeiros socorros em toda a área de influência do terminal, além de mantém em prontidão, 24 horas por dia, uma equipe com mais de 10 profissionais capacitados para ações de prevenção e combate a derramamentos de óleo de navios que atracam em seus domínios. “A parceria com a Alpina, foi um grande passo do Porto para consolidação da valorização ambiental. Ela vem nos mostrar a todo tempo a velha, mas não menos importante máxima: Prevenir é melhor que remediar, e a Alpina tem atuado não só diretamente aqui no porto através do GEAB, como também proporciona a nossa comunidade um envolvimento entre o Porto e cidadão”, afirma o presidente do Porto, Justino Maceió.

Agentes Ambientais, um exemplo de prevenção

Com o objetivo de capacitar os moradores da região para o auxílio no primeiro atendimento, a Alpina também realiza nas dependências do Porto, o Curso de Agentes Ambientais Voluntários. Além do trabalho de conscientização ambiental na teoria e na prática, o programa também possibilita integração e diálogo participativo entre a empresa e os membros da comunidade das áreas costeiras, somando esforços em busca da proteção ambiental.

“É uma oportunidade de trazer a comunidade para suas dependências, enfatizando a preocupação da gestão com a sustentabilidade ambiental e a transparência nas questões portuárias. E para a comunidade é a possibilidade de participar de uma ação de capacitação relacionada ao cuidado com a riqueza natural no município”, destaca Justino.

Em três edições do programa, o Porto do Forno em parceria com a Alpina, já formou cerca de 180 agentes voluntários, e recentemente firmou uma parceria com o curso homônimo do IBAMA. “A idéia é somar as informações do curso da Alpina ao nosso curso Agente Voluntário. Queremos identificar e organizar uma metodologia conforme a necessidade da região, além de lançar a parceria do programa em Arraial do Cabo”, afirma Sonia de Menezes Lyra Nobre Machado, coordenadora nacional do Programa de Agentes Ambientais do IBAMA.

Esta edição dos Agentes Voluntários Ibama/Alpina, aconteceu entre os dias 25 de Maio à 01 de Junho, com alunos que já haviam participado das outras edições do curso, abordando aspectos mais abrangentes da educação ambiental.

O piloto da Stock Car, Thiago Marques, patrocinado pela Alpina e agente voluntário do Ibama, também esteve presente no evento e falou um pouco sobre sua carreira e a relação com o meio ambiente respondendo à perguntas e curiosidades dos participantes. “Acho que se cada um fizesse um pouquinho, estaríamos contribuindo para um mundo muito mais belo e saudável”, conclui o piloto.

Segundo Marcela Calor, gerente do departamento de marketing da Alpina Briggs, a integração com o Ibama busca contribuir com a educação ambiental de um modo mais abrangente. “Não queremos treinar as pessoas somente com o objetivo especifico para atuar em casos de acidentes ambientais, queremos que estes voluntários sejam multiplicadores na defesa do meio ambiente” conclui.

Proibida a reprodução parcial ou total deste conteúdo.

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Recentes
Veja também:
bottom of page