top of page

Unidades compactas para tratamento de efluentes industriais


No setor industrial, os efluentes gerados através dos processos normalmente não podem ser descartados na rede de esgoto comum, por se tratarem de componentes químicos tóxicos e nocivos ao meio ambiente, sendo necessário seu prévio tratamento, tanto para reúso quanto para descarte. Em muitos casos, é necessário a implantação de unidades ou estações compactas para o tratamento adequado.

Uma grande indústria, de origem alemã, que atua na fabricação de peças automotivas, necessitava realizar o tratamento de esgoto e efluentes de sua planta localizada no interior de São Paulo. De acordo com o espaço disponível e vazão do efluente gerado, foi possível projetar e instalar a Stepair - Unidade Compacta para Tratamento de Efluentes, que atende às mesmas vazões de uma estação convencional, com capacidade que varia de 400 m³/dia a 2.000 m³/dia, dependendo do projeto, necessitando de um espaço consideravelmente menor para sua instalação. O tratamento é realizado através do sistema aeróbio de lodos ativados, com taxa de remoção de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) superior aos 90%.

A aQuamec possui capacidade tecnológica para fabricar e instalar equipamentos para todas as etapas de tratamento de água e efluentes, inclusive Unidades e Estações Compactas que podem ser projetadas para atender a diversas vazões e etapas de tratamento, de acordo com a necessidade de cada cliente, em conformidade com as normas NBR 7229 e 13.969/97 e aptas a atender à legislação CONAMA 430/2011, com relação à qualidade do efluente tratado.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page