top of page

Retrofit em sistema de aeração em Estação de Tratamento


Uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do estado de São Paulo, possuía em seu sistema de aeração difusores de ar no final de sua vida útil, apresentando vazamentos e baixa eficiência de transferência de oxigênio.

Em substituição, foram instalados difusores de ar de bolhas finas e membrana polimérica OxyDisc™, da Gummi-Jaeger Aeration, representada no Brasil pela aQuamec. Este sistema de aeração por ar difuso se destaca por combinar altíssima taxa de transferência de oxigênio e baixo consumo energético.

O sistema instalado possui um SOTE (%) (Standard Oxygen Transfer Efficiency) significativamente superior ao do sistema removido, possibilitando uma flexibilidade operacional em caso de picos de vazão ou de parada de outro tanque para manutenção.

Como resultado nesta instalação, foi atingida a taxa de transferência de oxigênio desejada pelo cliente, possibilitando inclusive a redução da vazão de ar dos sopradores. Um dos técnicos de saneamento da estação de tratamento destacou ainda a qualidade nos serviços da aQuamec, por conta do cumprimento do cronograma e da qualidade da montagem e dos materiais.

Assista ao vídeo do OxyDisc™ em funcionamento em tanque de aeração:

Conheça a campanha aQuaRenova, que possibilita oportunidade de modernização para estações de tratamento. Saiba mais em: https://www.aquamecbrasil.com.br/aqua-renova

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page