top of page

Flotador por ar dissolvido: Compacto e de fácil utilização

flotador-por-ar-dissolvido

Usada no adensamento de lodo ou durante o tratamento de água e efluentes, a flotação proporciona especialmente a remoção dos sólidos em suspensão, de emulsões e da gordura ou óleos e graxas presentes.

A flotação por ar dissolvido é um processo induzido que injeta microbolhas de ar (40 a 70 micrômetros) gerando água saturada, também conhecida como “água branca”. Graças à capacidade das partículas líquidas ou sólidas se ligarem às bolhas de ar, e formarem um composto “partícula-gás” com densidade menor que a do meio líquido, esse composto é levado à superfície da água, ou seja, flota, formando um colchão de lodo na superfície. Os sólidos são coletados por um sistema raspador de baixa fricção e transportados para o cone de lodo, o qual pode ser destinado para desidratação ou descarte por meio de uma bomba.

A linha de flotadores por ar dissolvido da EMO, representada no Brasil pela aQuamec, está disponível em três séries: Alpha, Delta e Gamma com capacidade de tratamento de 2 a 650 m³/h. Eles são capazes de acelerar a separação de água e sólidos em suspensão, são compactos e fáceis de usar. As unidades Delta e Gamma ainda dispõe de um pacote de placas para melhorar o desempenho da separação e para tratar altas taxas de vazão. Entre as vantagens dos flotadores estão:

  • Adequados para o tratamento de águas ou efluentes com cargas médias de DQO de até 4.000 mg/L;

  • Design muito compacto em relação à capacidade;

  • Baixa manutenção graças ao sistema removedor de lodo de baixa fricção.

floculador-tubular

Neste sistema, sem peças móveis e muito compacto, os produtos químicos são adicionados em um floculador tubular com fluxo em pistão a fim de aglomerar as partículas finas difíceis de sedimentar naturalmente, bem como certos poluentes solúveis, em sólidos estáveis chamados de "flocos", que são adequados para a unidade de flotação. A dosagem de produtos químicos pode ser muito precisa, com curtos tempos de reações e de mistura. Desta forma, há economia de produtos químicos, espaço e energia.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page