top of page

Sistemas inovadores para adensamento e desidratação de lodo


Equipamento para desidratação de lodo

O adensamento e desidratação são etapas para o tratamento de lodo que visam o desaguamento do mesmo, de modo a otimizar seu processamento e obter redução de seu volume.

Os processos são efetuados por meio de procedimentos naturais ou mecânicos, que realizam o espessamento de lodos provenientes de efluentes municipais ou industriais. Vale lembrar que o nível e o tempo para remoção da umidade podem variar de acordo com a técnica aplicada e o destino do lodo.

Existem inúmeros equipamentos para realização da adensamento e desidratação de lodo, alguns deles bastante inovadores por permitirem ganhos significativos em eficiência energética e operacional. É o caso da unidade combinada de adensamento e desidratação de lodo Omega CC, sistema compacto que associa as funções de adensador e filtro prensa de esteira por gravidade e uma prensa de filtro de correia. A construção em aço inoxidável AISI 304L confere ao sistema alta resistência à corrosão e resistência mecânica. Além disso, é projetado em estrutura toda fechada, retendo odores e poluição sonora. Possui operação simples, com fácil manutenção e supervisão, consistindo em uma opção econômica, ideal para desidratação contínua de lodos provenientes de pequenas estações de tratamento de efluentes municipais e industriais.

Outra novidade nesse sentido é a prensa rotativa Optimum-CV, que possui operação automática e autônoma, com monitoramento remoto. Seu desempenho diferenciado, que proporciona um lodo final com alto nível de teor de sólidos, é somado a outros benefícios como redução no uso de polímeros, baixo consumo de energia e baixa manutenção.

Inovações em adensamento e desidratação de lodo será um dos temas do Seminário Internacional de Tecnologias Avançadas para o Tratamento de Água e Efluentes, que reunirá especialistas de todo o mundo. A unidade combinada de adensamento e desidratação de lodo Omega CC e a prensa rotativa Optimum-CV, da francesa EMO e da canadense Fournier, respectivamente, estarão entre as tecnologias abordadas. O evento acontecerá em diversas cidades do Brasil e Argentina, entre os dias 09 e 19 de abril. As inscrições para o evento, gratuito e com vagas limitadas, devem ser feitas no site www.aquamecbrasil.com.br/roadshow

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page