top of page

Eficiente bloqueio de fluxo para projeto de adutora de água

No sistema municipal de água, um dos fatores fundamentais é a eficiência do transporte subterrâneo realizado através de adutoras, sendo imprescindível garantir o perfeito funcionamento das mesmas, pois interferências podem resultar em problemas no abastecimento à população, podendo impactar ainda em penalidades legais.

Para tanto, as válvulas exercem papel essencial para o correto controle do fluxo, efetuando de forma rápida, segura e eficaz, a abertura e o bloqueio desse fluxo nas adutoras. A aQuamec, especialista em tratamento de água e efluentes, possui modelos específicos para esse tipo de operação. Um exemplo é a válvula borboleta biexcêntrica Bormax, aplicada em um projeto recente, no qual foi instalada em adutora de uma grande concessionária de água e esgoto, para abertura e bloqueio de fluxo.

Com funcionamento modulante, a Bormax possui movimento biexcêntrico de fechamento e abertura, o que elimina o contato entre o disco e a sede quando a válvula estiver abrindo ou fechando. Dessa forma, o contato ocorre somente em ângulos próximos ao fechamento, proporcionando vida longa, mesmo em casos de altas pressões e/ou prolongados ciclos de operações, garantindo também o funcionamento após longos períodos sem movimento. Possui revestimento interno em borracha Buna-N vulcanizada em processo de transferência, o que garante total estanqueidade, e o eixo em duas peças, fabricado em aço inox AISI 410, o que proporciona maior área de passagem, e menor perda de carga.

Esse modelo de válvula é ideal para água tratada, água bruta, esgoto tratado, serviços com ar, salmoura, água do mar, efluentes tratados, processos industriais, gases para baixa pressão, etc.

A aQuamec oferece uma linha completa de válvulas, incluindo válvulas borboleta, esfera, de retenção, de fluxo anular, e redutoras de pressão (VRPs). Além disso, oferece a diversos segmentos como Saneamento, Óleo & Gás, Mineração, Indústria em geral, entre outros, diversos modelos de bombas e equipamentos para todas as etapas do tratamento de água, efluentes municipais e industriais, e reúso.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page