top of page

Ultrafiltração e microfiltração de água são destaque em evento no RS

No último dia 09 de outubro, aconteceu em Porto Alegre (RS), na sede do Senge-RS (Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul), o evento ET - Encontros Temáticos, tratando o assunto “Saneamento: Desafios e Soluções”. Promovido pela ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), o evento teve como objetivo discutir com especialistas internacionais, as principais tecnologias e soluções para o tratamento de água - especialmente membranas filtrantes -, tratamento de esgoto e produção de biogás.

A especialista de processos da aQuamec, Sonia Mucciolo, apresentou destaques da ultrafiltração e da microfiltração

O encontro contou com um público formado por técnicos e gestores de estações de tratamento de águas e esgoto e palestrantes com expertise no assunto, entre eles Sonia Mucciolo, especialista em processos, da aQuamec, empresa especialista em tecnologias avançadas para o tratamento de águas e efluentes. Sonia discorreu sobre o tema “Experiências brasileiras com ultrafiltração e microfiltração”, ao lado do Sr. Alexandre Garcia, diretor-presidente do Sanep (Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas).

Sistema móvel para tratamento de água instalado no Sanep

O destaque da palestra ficou por conta do recente caso de aplicação de tecnologias para tratamento de água, utilizadas na produção de água potável para o abastecimento municipal, fornecidas ao Sanep pela aQuamec. Os sistemas móveis instalados recentemente na concessionária utilizam alta tecnologia de filtração por membranas e foram aplicados como solução para o abastecimento de água da região, uma vez que a demanda existente não era atendida.

O evento trouxe um grande exemplo de que como as novas tecnologias de membranas podem solucionar diversos problemas enfrentados no sistema municipal de abastecimento de diversas cidades, como problemas com fontes de água, parada devido a falhas com equipamentos, picos sazonais no consumo, aumento da demanda que excede a capacidade do sistema, ou durante a transição entre plantas de tratamento a serem desativadas e novas instalações.

Nesta aplicação, a aQuamec foi responsável pela realização de todo o processo, desde a captação, dimensionando todas as etapas e fornecendo todos os recursos necessários. A empresa tem acompanhado de perto o funcionamento dos sistemas e inclusive realizou recentemente uma visita técnica à concessionária para verificar o andamento dos processos, garantindo supervisão integral, a fim de que os sistemas ofereçam constantemente sua máxima performance. A visita foi realizada por técnicos da empresa, acompanhados de Paul Clayton e Jay Jackson, da empresa americana Pall Water, parceira internacional da aQuamec e fabricante do sistema móvel para tratamento de água Pall Aria®, instalado no Sanep.

Durante visita ao Sanep, profissionais da aQuamec e da Pall Water realizaram testes e acompanharam o funcionamento dos sistemas, atestando o seu perfeito funcionamento e performance.

Com uma linha completa de equipamentos e sistemas para tratamento de água, efluentes municipais e industriais, e reúso, a aQuamec oferece diversas opções para filtração, incluindo sistemas móveis para o tratamento de água, utilizados nesse projeto. Além disso, possui unidade fabril com uma área de 12 mil m² e um corpo técnico qualificado, o que permite dimensionar, fabricar e operar, sistemas completos, com foco na eficiência energética e otimização operacional de seus clientes.

 

Envie suas dúvidas ou solicite seu orçamento preenchendo o formulário abaixo.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page