top of page

Cortinas de turbidez: controle da dispersão em plumas de sedimentos

Estas barreiras, também conhecidas como cortinas silt, são uma solução eficaz para projetos de engenharia

Barreiras de Contenção - Cortinas de Turbidez

Muitas são as atividades tecnológicas realizadas na água, como projetos de dragagem, instalação de tubulações, inspeções operacionais, obras portuárias, lançamento de rejeitos de mineração, entre outras. Naturalmente, a condução de tais tarefas eleva os níveis de turbidez das águas, pois remexem o leito dos corpos hídricos, muitas vezes formando plumas de sedimentos que devem ser controladas para minimizar seus efeitos ambientais.

Como medida de mitigação para esse impacto previsível, indica-se o emprego de cortinas de turbidez ou cortinas silt, que são barreiras de contenção capazes de minimizar a dispersão de manchas de sedimentos formadas pelo materiais finos suspensos na coluna d´água.

Cortinas de Turbidez

Uma cortina de turbidez apresenta um design relativamente simples. Basicamente, é composta por uma saia de geotêxtil (com dimensões e permeabilidade definidas para cada tipo de projeto) presa a flutuadores, com sua base fixada no leito do corpo hídrico. A cortina deve ser ancorada de forma a circunscrever o local de intervenção, a fim de evitar o transporte de sedimentos para fora da área operacional.

Desta forma, cortinas de turbidez podem ser utilizadas com eficiência e ser uma ótima alternativa tecnológica, de baixo custo e de fácil operação, que podem atender às condicionantes legais impostas a projetos que causem o aumento da turbidez da água, no decorrer de suas atividades. Porém seu emprego deve atender a quesitos técnicos específicos. A falta de compreensão de seu design, falta de manutenção e a instalação em ambientes inadequados, geralmente resultam em um desempenho insatisfatório.

Cortinas de Turbidez

Além de cortinas de turbidez dimensionadas de forma customizada para cada projeto e para cada aplicação, aLBriggs e aQuamec fornecem um portfólio completo de soluções para descontaminação e tratamento de águas, como diversos modelos de barreiras de contenção, atendimento a emergências ambientais, sistemas convencionais e compactos para tratamento de água e efluentes, entre outros. Saiba mais em: https://www.albriggs.com.br | https://www.aquamecbrasil.com.br.

 

Envie suas dúvidas ou solicite seu orçamento preenchendo o formulário abaixo:

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page