top of page

Eficiência energética na aeração em indústria de papel e celulose

Equipamentos de qualidade e com características construtivas diferenciadas são essenciais para o tratamento dos efluentes líquidos altamente agressivos da indústria de papel e celulose.

Nesse contexto, uma empresa no segmento de papel e celulose enfrentava problemas em sua lagoa de aeração. A baixa eficiência e qualidade dos aeradores instalados causava quebras sucessivas e um consumo energético elevado. Com isso, houve a necessidade de realizar a troca desses componentes em seu sistema de aeração.

Especialista em tratamento de águas e efluentes, a aQuamec foi indicada para realizar esse trabalho, por conta da eficácia de seus equipamentos que já operavam em outras plantas de papel e celulose.

A partir dos dados de processo fornecidos e dos parâmetros de saída desejados pelo cliente, foi realizado o dimensionamento do sistema de aeração, optando-se pela instalação de aeradores mecânicos superficiais flutuantes AER-AS, que possuem inúmeras vantagens, como a redução do consumo energético.

Aerador Mecânico Superficial Flutuante AER-AS

Aerador superficial flutuante AER-AS

Além da eficiência energética, a substituição de equipamentos antigos possibilitou drástica redução de despesas com manutenções dos aeradores, principal queixa do cliente. Ainda, já no primeiro mês de operação, os novos aeradores instalados elevaram o nível de oxigênio dissolvido residual na lagoa de aeração, além de melhorarem a mistura.

O aerador mecânico superficial flutuante AER-AS, da empresa Aqua Turbo, da qual a aQuamec é licenciada exclusiva para fabricação no Brasil, é fabricado em aço inoxidável e possui alta durabilidade. O motor opera acima do nível líquido, diferente da configuração do equipamento existente na lagoa de aeração, o que resultava em queima constante.

Lagoa de Aeração

Lagoa de aeração com os novos equipamentos

TECNOLOGIAS AVANÇADAS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES Aeradores e equipamentos para sistemas de aeração de efluentes serão temas do “Seminário Internacional de Tecnologias Avançadas para o Tratamento de Águas e Efluentes”, que reunirá especialistas internacionais. O evento acontecerá nas cidades de Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Santos, entre os dias 11 e 18 de março e será dirigido a profissionais de concessionárias públicas e privadas no setor de saneamento. Os convidados deverão solicitar sua inscrição no site https://www.aquamecbrasil.com.br/roadshow, onde também estão disponíveis as datas, os locais e outras informações.

 

Envie suas dúvidas ou solicite seu orçamento preenchendo o formulário abaixo.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page