top of page

Tecnologia para contenção da mancha de óleo antes que ela se espalhe

Chega ao Brasil barreira de contenção de projeto inovador de lançamento muito rápido, que permite a contenção antes que o processo de espalhamento do contaminante se amplie

Barreira de Contenção T-Fence

A rápida contenção de derramamentos de óleo e outros contaminantes líquidos sobrenadantes é um fator crucial para o sucesso da operação de resposta. Impedir que a mancha de óleo se espalhe e se fragmente é, consequentemente, diminuir as possibilidades de que o contaminante atinja áreas sensíveis, como manguezais e praias, e também mitigue os potenciais danos ao ambiente marinho. Além disso, quanto mais rápida e eficaz é a contenção da mancha inicial, menor é a necessidade de recursos mobilizados na operação.

Simulado com barreira de contenção T-Fence® no Guarujá, litoral paulista

As barreiras de contenção são os equipamentos utilizados para cercar o óleo e outros contaminantes líquidos sobrenadantes derramados na água. Com diversos modelos disponíveis no mercado nacional, uma novidade de destaca: a barreira de contenção emergencial T-Fence®, testada recentemente no litoral paulista pela aLBriggs, pioneira no Brasil em oil spill response e representante da Harbo, fabricante da T-Fence®.

Essa barreira de contenção de lançamento rápido é um projeto ímpar que associa tamanho e peso consideravelmente menores do que equipamentos convencionais. Estas características representam grandes vantagens operacionais, ambientais e logísticas, tais como:

  • Lançamento praticamente imediato e em torno de toda de toda a mancha inicial, impedindo que ela comece a se espalhar e fragmentar

  • Dois operadores podem realizar o lançamento de até 900 metros em 15 minutos

  • Lances de 25 metros, por exemplo, são acondicionados em contentores de apenas 23 kg, que ocupam uma área de apenas 0,3 m² nas embarcações de apoio, cerca de 20% da área ocupada por modelos convencionais

Barreira de Contenção T-Fence

Contentores com lances de 25 metros pesam apenas 23 kg

Outra característica da barreira de contenção T-Fence® é o fato dela ser descartável, podendo ser incinerada após o uso. Isso elimina a necessidade do processo de descontaminação do equipamento, bastante trabalhoso e dispendioso.

A T-Fence® pode ser aplicada para contenção de derramamentos de contaminantes em águas calmas, sejam portos, baías e enseadas, como em áreas nearshore e offshore até mar 3.

A barreira de contenção T-Fence® já foi testada e aprovada em diversos cenários (na foto: tanque de teste OHMSETT - EUA) e pode ser aplicada em mar até 3

SOLUÇÕES COMPLETAS PARA DESCONTAMINAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUAS

A aLBriggs é pioneira em oil spill response no Brasil, com um pacote de ofertas de serviços e equipamentos para todas as etapas de resposta a derramamentos de óleo e líquidos perigosos.

Junto com a aQuamec, oferece uma linha completa de produtos e serviços para descontaminação e tratamento de águas, atendendo a setores como Saneamento, Óleo e Gás, Portos e Terminais, Saneamento, Construção Civil, Siderurgia e Mineração, Indústrias em geral, entre outros.

Assista aqui sobre a barreira de contenção T-Fence®:

 

Envie suas dúvidas ou solicite seu orçamento preenchendo o formulário abaixo

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Recentes
Veja também:
bottom of page