top of page

Programa Atitude Sustentável incentiva ações sociais e de preservação ambiental

Na aLBriggs e na aQuamec, mais do que discursos, as empresas apostam em atitudes. Por esta razão, desde 2017, foi implementado o Programa Atitude Sustentável, que visa subsidiar a atuação das empresas frente às questões de sustentabilidade de suas operações que, em virtude de seus segmentos de atuação, direcionam as empresas e seu pessoal a se engajar ainda mais nas metas sustentáveis.

Agora, a novidade é a criação da Comissão de Sustentabilidade, formada por empregados da empresa, com o objetivo de organizar as ações do programa. A proposta é dar continuidade ao programa, tendo como meta, a Sustentabilidade Empresarial, que está embasada em três pilares:

  • O Ambiental, que consiste em ser ecologicamente correto;

  • O Social, ou seja, socialmente justo;

  • O Econômico, economicamente viável.

As companhias vêm realizando uma série de ações em suas plantas para alcançar a sustentabilidade. Na fábrica de Itu (SP), por exemplo, a coleta seletiva e a reutilização e reaproveitamento de pallets estão contribuindo para reduzir o descarte de resíduos. Outra iniciativa importante foi a redução nas impressões internas, que já atingiu 25%, o que proporciona economia não só de papéis, mas também de energia. Aliás, a eficiência energética é um objetivo também nas soluções que as empresas buscam para seus clientes.

AÇÕES EXTERNAS

Ao mesmo tempo, por meio de ações externas, aLBriggs e aQuamec promovem e apoiam diversas iniciativas, como a Copa Ãnimã de Basquete, que tem como objetivo a inclusão de jovens deficientes no esporte, respeitando cada um dentro de sua capacidade e talento. Em 2019, aconteceu a segunda edição do evento, que contou com a participação dos times de categoria sub 12,14,16 e 17 masculino e sub 14 e 17 feminino da Federação Paulista de Basquete, além de outros times do estado.

A competição foi organizada em dois torneios paralelos, um com adolescentes federados e outro com adolescentes portadores de deficiências físicas ou intelectuais. Esses torneios aconteceram de forma simultânea com jogos alternados de federados e deficientes.

Desde 2011, aLBriggs e aQuamec apoiam a TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) por meio de doações mensais que ajudam a manter a instituição e a promover ações sociais para as crianças, como por exemplo atividades na Páscoa, Dia das Crianças, Natal, entre outras.

Essas ações incluem doações de brinquedos, produtos de higiene, alimentos, livros, entre outros itens, feitas pelos empregados, que também, convidam amigos e familiares que possam contribuir de alguma forma para a ação, formando uma rede do bem.

As empresas apoiam também o McDia Feliz, maior campanha do País em prol de crianças e adolescentes com câncer. Toda a renda arrecadada com os tickets comprados pelas empresas é revertida à TUCCA e à unidade de Santo André da Casa Ronald McDonald, que acolhem os pacientes e suas famílias durante o período de tratamento.

Desde 2015, a aLBriggs e a aQuamec apoiam o Projeto Porto Escola “Educação para Sustentabilidade” que é uma ação da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), realizada em convênio com as prefeituras de Paranaguá e Antonina, no estado do Paraná, com apoio das secretarias municipais de Educação. O projeto tem por objetivo ensinar, de forma lúdica, a importância da atividade portuária para a economia local e nacional, e tem como público-alvo professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de ambos os municípios.

A aQuamec também fechou parceria com a organização canadense sem fins lucrativos Waterlution, que possui 15 anos de experiência facilitando o diálogo com diferentes atores no âmbito da água e capacita jovens líderes no setor de recursos hídricos. Em novembro último, a Waterlution promoveu pela primeira vez em Recife a 3ª edição brasileira do programa WIL (Water Innovation Lab), que desafiou 50 participantes com idades entre 18 e 35 anos a encontrar colaborativamente soluções inovadoras para os temas água e segurança hídrica.

Copa Ãnimã de Basquete

TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer)

LIÇÃO DE CASA

A sustentabilidade é fundamentada em conscientização e educação. Por isso, ao lado de ações externas, as empresas vêm atuando de forma contínua para que seus empregados adotem hábitos sustentáveis no dia a dia de trabalho. Para isso, foram implementadas algumas iniciativas, entre elas:

Substituição de descartáveis – Todos os empregados também já receberam um eco copo, em substituição aos copos descartáveis, que estão sendo abolidos em todas as unidades da empresa. Na própria recepção, agora os visitantes recebem copos reutilizáveis em vez de descartáveis e a equipe de limpeza fica responsável pela higienização e reposição dos utensílios.

Conscientização do uso de água e energia – Nas salas e banheiros das unidades das empresas, foram colocados selos para lembrar que atitudes simples são capazes de contribuir muito para a economia de energia, como apagar as luzes ao sair dos ambientes e desligar os aparelhos, como computadores, nos intervalos, no horário do almoço e no final do expediente.

Tampinha Legal – Com a ajuda de seus empregados, a aLBriggs e a aQuamec contribuem com a participação da Oscip Ajudanimal de Ribeirão Pires no programa Tampinha Legal, que consiste na coleta para reciclagem de tampas de plástico de diversos formatos e cores. Toda a renda é destinada ao abrigo dos animais. Para contribuir, basta juntá-las e entregar em um dos pontos de coleta, localizados no escritório São Judas, nas salas do Marketing e do SGI. Todos os tipos de tampas de plástico podem ser coletadas: óleo de cozinha, vinagre, sorvete, maionese, chocolate em pó, café solúvel, adoçante, acetona, creme dental, refrigerantes, entre outras. Conheça mais em https://www.facebook.com/AjudaAnimal/

Saiba mais sobre o Programa Atitude Sustentável: https://www.aquamecbrasil.com.br/sustentabilidade

 

Envie suas dúvidas ou solicite seu orçamento preenchendo o formulário abaixo.​

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page