top of page

Barreiras de contenção – Aplicações e tipos

Barreiras de contenção são equipamentos utilizados para minimizar o espalhamento de determinados produtos flutuantes e que não se misturam à água, contendo-os ou desviando-os, a fim de proteger áreas sensíveis, amenizar os impactos do incidente e/ou da possível contaminação. Comumente, as barreiras de contenção são utilizadas em operações de resposta a derramamentos de óleo.

Por serem equipamentos essenciais para uma resposta bem-sucedida e eficaz, a seleção da barreira mais apropriada para a operação deve ser bem especificada tecnicamente e se basear, resumidamente, no local em que o equipamento será utilizado, de acordo com a proximidade da costa ou alto mar, com as condições meteorológicas e com as marés (altura das ondas, velocidade dos ventos e correntes).

Com fabricação própria e capacidade de grande escala, a aLBriggs possui em seu portfólio equipamentos de diversas formas e tamanhos para as mais variadas aplicações, ou ainda, projetados especialmente para uma determinada necessidade.

Abaixo estão elencadas as principais aplicações de barreiras de contenção e alguns exemplos de cada tipo.

Indicadas para operações em alto mar, estas barreiras são robustas e podem operar em ondas de até 2 m de altura, estão disponíveis em modelos de até 2900 mm de altura total e lances de 400 m.

Exemplos:

Para aplicação em situações emergenciais ou permanentes, são indicadas para utilização em áreas costeiras, baías, terminais portuários, estaleiros ou operações de cercos de contenção.

São projetadas para operação em ondas de até 1,5 m de altura.

Exemplos:

Seafence® – para uso emergencial ou temporário

Maximax - para uso emergencial ou temporário

Bayfence® – para uso permanente

Barreiras entremarés (Mistas)

Formadas por uma câmara de flutuação inflável e por duas câmaras inferiores preenchidas com água, que funcionam como lastro, proporcionando estabilidade e total vedação ao contato com o solo (areia, lama, argila) quando a maré fica baixa, impedindo a passagem do óleo. São usadas em áreas com grande variação de marés, como áreas alagáveis, foz de rios, mangues, praias, etc.

Exemplo:

Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações, entre em contato com a aLBriggs pelo telefone 11 4059-9987 ou e-mail contato@albriggs.com.br.

Proibida a reprodução parcial ou total deste conteúdo.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page