Dia Mundial da Água: “Águas Residuais”
Para o Dia Mundial da Água de 2017, comemorado em 22 de março, a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o tema ‘Águas Residuais’, conceito que diz respeito basicamente a qualquer tipo de esgoto, seja ele de origem doméstica, comercial ou industrial.
No tratamento das águas residuais no Brasil, um dos grandes desafios que temos encontrado nas ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) que visitamos em todo o país é o alto consumo energético, especialmente na etapa de aeração. O alto consumo desta etapa do tratamento, que pode representar até 80% da conta total de energia da estação, implica diretamente na ampliação da capacidade de tratamento de alguns municípios ou na implantação de novas instalações.
Para auxiliar nesta questão, a aQuamec tem trazido ao Brasil novas tecnologias em equipamentos para saneamento que, de forma comprovada, otimizam o processo, obtendo eficiência energética nas ETEs, reduzindo os custos da operação e manutenção. São difusores de ar de microbolhas, sistema de medição online de DBO, filtros disco de tecido, membranas para ultrafiltração, entre outros. Em alguns casos, algumas destas tecnologias resultaram em uma economia de mais de 50% do consumo energético da etapa de aeração.
Além dos equipamentos, a aQuamec mantém parceria com empresas especializadas em projetos que possibilitem a otimização do consumo de energia em ETAs (Estações de Tratamento de Água) e de ETEs.
Entre em contato com nossa equipe técnico-comercial e entenda como podemos melhorar a eficiência energética de suas instalações: contato@aquamecbrasil.com.br
Comentários