top of page

Capacitação efetiva para resposta a incidentes


treinamento-ics

Incidentes de poluição por óleo e líquidos perigosos requerem alto grau de organização e preparação para que se possa conduzir com eficiência as operações de resposta requeridas, assim como a gestão da crise inerente ao incidente. Dessa forma, ainda mais importante do que técnicas de contenção e recolhimento, é fundamental treinar as equipes de resposta para obter-se um desempenho a altura do desafio.

planning-p

Uma tendência na capacitação das equipes responsáveis pelas ações de resposta das empresas sujeitas a incidentes dessa natureza é o ICS (Incident Command System), metodologia amplamente utilizada, inclusive pela Guarda Costeira Americana, e aplicada em acidentes como Deepwater Horizon (2010) e o furacão Katrina (2005), ambos nos Estados Unidos.

Recentemente, uma empresa petroleira contratou a aLBriggs para capacitar suas equipes na metodologia ICS. O treinamento contou com a presença de todos os integrantes da EOR (Estrutura Organizacional de Resposta) da organização. Como parte do programa, além de aulas expositivas, foram realizados simulados tipo table top a fim de avaliar a incorporação dos tópicos do ICS como sistema de resposta, visando alinhar a sistemática de atendimento a emergências no âmbito do Plano de Emergencia Individual (PEI) de seu bloco de exploração e produção de petróleo, integrando as empresas ligadas ao plano, inclusive orgãos ambientais. Toda a preparação culminou com um simulado, mandatório para a licença ambiental da organização, que atingiu com sucesso todos os objetivos planejados.

Além de ministrar o curso ICS, a aLBriggs possui um amplo portfolio de treinamentos e simulados, sendo a primeira empresa fora do Reino Unido a ser certificada pelo The Nautical Institute para ministrar cursos padrão IMO (International Maritime Organization) e MCA (Maritime and Coastguard Agency), tendo já ministrado mais de 1600 treinamentos, formado mais de 8000 alunos em diversos países. Possui equipe treinada e capacitada formada por profissionais nacionais e internacionais com mais de 15 anos de experiência em atendimento a emergências e atuação em operações internacionais, aptos não só a ministrar treinamentos e realizar simulados, mas também atuar efetivamente no atendimento a emergências ambientais.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page