top of page

Bombeamento de águas pluviais em estação de tratamento de esgoto


Bomba em estação de tratamento

Uma concessionária de água e esgoto, que atende mais de 2 milhões de pessoas na região sul da Inglaterra, necessitava de uma solução para evitar que águas pluviais sobrecarregassem uma de suas ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto). Em situações de mau tempo, a estação recebia quase o dobro da quantidade de água do que o habitual, o que levou a problemas de capacidade.

Para esse processo, a solução foi reinstalar os antigos tanques de retenção de águas pluviais em conjunto com uma bomba, ativada por meio de um sensor de fluxo instalado na entrada da estação, que aciona quando a estação atinge uma capacidade elevada. Para essa aplicação, a concessionária optou pela bomba trituradora Série C, da empresa britânica Selwood, representada no Brasil pela aQuamec.

Bomba trituradora

A bomba trituradora série C é ideal para o bombeamento de líquidos com teor de sólidos de até 38 mm de diâmetro, matéria orgânica ou resíduos. Além disso, é autoescorvante e possui selo mecânico banhado em óleo, o que permite operação a seco por tempo indeterminado. Nesta aplicação, a bomba foi utilizada para escoar o fluxo extra aos tanques. Graças a rapidez de bombeamento, foi possível reduzir o tempo de enchimento dos tanques de retenção, de modo a dar à planta algum armazenamento caso os fluxos excedessem seu limite.

A aQuamec é a responsável pelo centro de distribuição Selwood para toda a América Latina, o que confere grandes vantagens logísticas, melhores prazos de entrega e assistência técnica com a rápida manutenção e reposição de partes e peças. Além de um amplo portfólio de bombas para diversas aplicações, a empresa também oferece uma linha completa de equipamentos para descontaminação e tratamento de água e efluentes.

A Selwood estará presente no Seminário Internacional de Tecnologias Avançadas para Tratamento de Água e Efluentes, que será realizado pela aQuamec, de 09 a 19 de abril, no Brasil e Argentina.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page