top of page

Adensamento de lodo em ETA (Estação de Tratamento de Água)

O processo de adensamento do lodo é a etapa do tratamento de água e efluentes que tem por finalidade a redução do volume do lodo, tornando-o mais denso e com maior concentração de sólidos, facilitando a etapa de desidratação.

Adensador de lodo aqua-D para tanques circulares

Para esse processo, uma concessionária de água e esgoto da região Sudeste, necessitava de adensadores de lodo mecanizados, para serem instalados em tanques circulares de adensamento e sedimentação, na Central de Recuperação de Água de Lavagem dos Filtros e Decantadores de suas ETAs (Estação de Tratamento de Água). Para essa aplicação, a empresa optou pelo adensador de lodo Aqua-D, fabricado pela aQuamec.

O adensador de lodo Aqua-D é ideal para o adensamento de lodos em tanques circulares em ETAs (Estações de Tratamento de Água) e ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto), e possui acionamento direto central, com tubo de torque, projetado para suportar o peso da estrutura submersa dos braços raspadores a ele fixados e resistir ao torque de operação normal, de pico e de desligamento, caso venha a ocorrer.

Adensador de lodo aqua-D

No seu funcionamento, os sólidos sedimentados são conduzidos pelo mecanismo raspador a um poço central de coleta de lodo existente no fundo do tanque, de onde serão removidos através da tubulação de drenagem. As lâminas raspadoras, fixadas aos braços raspadores, são dispostas na diagonal do tanque de forma a rasparem o fundo do mesmo duas vezes por rotação completa. O equipamento atendeu com êxito às especificações do fornecimento, no qual também foi contemplado todo o serviço de comissionamento e acompanhamento da instalação.

A aQuamec possui estrutura própria de fabricação e manutenção, oferecendo uma grande variedade de equipamentos para o tratamento de águas e efluentes, inclusive todas as etapas de tratamento de lodo, como remoção, adensamento, desidratação e secagem.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page