top of page

Mobilização de recursos e comunicação são destaque em exercício simulado

Os exercícios simulados são primordiais para o treinamento de todos envolvidos na resposta aos mais diversos cenários emergenciais envolvendo derramamento de óleo, tais como previstos no PEI (Plano de Emergência Individual) do empreendimento.

Simulado no porto

A fim de garantir a eficácia de resposta a derramamento de óleo hipotético decorrente das atividades de de uma grande companhia portuária, a aLBriggs, especialista em emergências ambientais, realizou um simulado junto à instituição, no qual foram aplicados os princípios do ICS (Incident Command System), metodologia de organização e gerenciamento de incidentes amplamente utilizada no exterior e adotada no Brasil por órgãos ambientais e empreendedores.

O exercício simulou um acidente durante o transbordo de tambores contendo óleo lubrificante, no qual participaram, além dos técnicos da aLBriggs, a guarda portuária, órgão ambientais e Diretoria de Meio Ambiente do Porto.

Durante o simulado, foram avaliadas a qualidade da comunicação durante as ações e tempo para resposta, assim como efetividade dos equipamentos e competência da equipe durante todo o processo. “O tempo de mobilização e resposta ao atendimento foi adequado, bem como a utilização dos equipamentos de resposta a emergência. Destaca-se como ponto forte o processo de comunicação da empresa com os gestores do porto”, destacou o diretor de meio ambiente do porto atendido.

A aLBriggs é pioneira no Brasil em oil spill response, atendendo a clientes de segmentos e portes variados. Seu portfólio de fornecimento conta tanto com serviços como estrutura de resposta e realização de simulados, quanto uma completa linha de equipamentos para atendimento a emergências ambientais, como barreiras de contenção, recolhedores de óleo (skimmers), bombas de transferência e materiais absorventes de óleo.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page