top of page

Eliminação de microrganismos, sem subprodutos com desinfecção por UV

A etapa de desinfecção nos processos de tratamento de água ou de efluentes pode ser realizada através diversos métodos químicos e físicos.

Na atualidade, a tecnologia que se destaca é a desinfecção por UV (ultravioleta); um método físico capaz de atuar na redução ou eliminação de protozoários e demais microrganismos resistentes ao cloro e outros químicos; e ainda com a grande vantagem de não gerar quaisquer subprodutos da desinfecção quando se trata de uso de lâmpadas de baixa pressão, incluindo THM, ou qualquer elemento residual que poderia prejudicar os seres humanos ou o meio ambiente.

A transmitância é o parâmetro mais importante para o dimensionamento adequado do sistema ao se escolher esse método de desinfecção. Trata-se da quantidade de luz capaz de atravessar a amostra sem sofrer absorção ou reflexão. Informações adicionais, como o nível de desinfecção exigido em cada caso e dados específicos de qualidade da água ou efluentes tratados conforme a aplicação, também são solicitadas.

A LIT, empresa alemã representada no Brasil pela aQuamec, por exemplo, tem obtido ótimos resultados com a instalação de seus sistemas de desinfecção por ultravioleta em inúmeras plantas de tratamento ao redor mundo. Tais sistemas, disponibilizados em diversas configurações e diferentes capacidades, são equipados com lâmpadas UV de amálgama de baixa pressão, e podem incluir a critério do cliente, sensores de intensidade UV, para otimizar o consumo de energia.

Há opções destinadas tanto para sistemas de abastecimento de água, quanto para tratamento de esgoto ou reúso. Atende aos setores públicos e privado, com referências de aplicações para indústria agroalimentar, farmacêutica, microeletrônica, indústria de óleo e gás, aquacultura, piscinas e parques aquáticos, entre outros.

As soluções são disponibilizadas em quatro grupos de sistemas, DUV, DUV Pro, MLP e MLV, que atendem às diversas atividades e resultam em diferentes qualidades de água e efluentes.

DESINFECÇÃO DE ÁGUA:

  • DUV: Sistemas fechados (pressurizados) com orientação longitudinal das lâmpadas;

  • DUV Pro: Sistemas fechados (pressurizados) com orientação de fluxo cruzado das lâmpadas.

Vantagens:

  • Eliminação de microrganismos resistentes: vírus, Leggionella e protozoários;

  • Não gera subprodutos, como organoclorados ou THMs;

  • Reduz a quantidade de cloro final a ser dosado para atendimento à norma de potalibidade.

DESINFECÇÃO DE EFLUENTES:

  • MLP: Sistemas abertos com orientação longitudinal das lâmpadas;

  • MLV: Sistemas abertos com orientação de fluxo cruzado das lâmpadas.

Vantagens:

  • Dispensa a aquisição e o manejo de químicos tóxicos ou perigos;

  • Não gera subprodutos da desinfecção;

  • Garante o atendimento ao padrão de descarte;

  • Baixo consumo energético em relação a outros sistemas de geração in-situ de desinfectantes;

  • Facilidade operacional.

A aQuamec alia sua capacidade técnica para projetar, fabricar e operar, com a versatilidade de inovação e diversas parcerias com os melhores fabricantes de tecnologias internacionais, oferecendo ao mercado de Saneamento e principais indústrias, soluções completas de serviços e equipamentos para todas as etapas do tratamento de água, efluentes municipais e industriais, e reúso, incluindo sistemas para desinfecção.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page