top of page

Tecnologias para aproveitamento de biogás são foco de treinamento


Recentemente, a aQuamec, empresa especialista em saneamento e tratamento de águas e efluentes e que se destaca por seu portfólio de tecnologias para aumento de eficiência operacional e energética de seus clientes, realizou em sua sede administrativa, localizada em São Paulo, um treinamento focado em tecnologias e equipamentos utilizados para processamento e reaproveitamento de biogás.

O treinamento, direcionado às equipes técnica e comercial da aQuamec, foi ministrado por Davide Luani, gerente comercial da empresa italiana Idro, e Moreno Sudani, gerente de marketing da também italiana Mapro. Os especialistas apresentaram toda a linha de equipamentos e sistemas utilizados em processos de produção de energia térmica e elétrica a partir do biogás gerado por biodigestores de processamento de resíduos orgânicos ou biomassa oriunda de atividades agrícolas.

Etapas realizadas e tecnologias utilizadas no processo de produção de energia a partir do biogás

A linha de compressores, sopradores e ventiladores também foi abordada, com destaque aos modelos específicos para aplicação no reaproveitamento de biogás em atmosferas potencialmente explosivas, e que atendem à diretiva ATEX 2014/34/EU. Os compressores de gás da linha RF / RFL, por exemplo, possuem carcaça em ferro fundido e rotor em aço, com palhetas em plástico laminado e não faiscante.

Compressores e ventiladores

Reaproveitamento de biogás em estações de tratamento

Um sistema compressor de biogás da Mapro foi adquirido recentemente por uma companhia de água e esgoto brasileira para utilização na mistura de lodo no digestor de uma de suas ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto). Equipes da companhia procuraram fornecedores no mercado nacional e internacional, buscando um ciclo de vida útil adequado a esse equipamento, levando em conta os materiais aplicados e a lógica de operação adequada.

Os resultados esperados com a implementação do sistema da Mapro são a redução do número de paradas para manutenção e a otimização do funcionamento do digestor, o que proporciona mais confiabilidade e segurança na operação do sistema.

Representação no Brasil

Idro e Mapro são representadas no Brasil pela aQuamec, e seus produtos e serviços passaram recentemente a incorporar o portfólio da empresa. Durante a visita ao Brasil, os executivos das empresas italianas participaram de eventos com a aQuamec, como a feira Fenasan (Feira Nacional de Saneamento de Meio Ambiente), na qual as estações compactas para tratamento de água e efluentes da Idro ganharam o prêmio AESabesp Inovação Tecnológica.

A aQuamec tem o foco em oferecer as melhores tecnologias para todas as etapas do tratamento de água, efluentes municipais e industriais, e reúso, através da fabricação própria e parcerias com os principais fabricantes nacionais e internacionais.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page