top of page

Novidade: sopradores, compressores, exaustores e bombas de vácuo

A busca por inovações é uma característica da aQuamec. A empresa empenha constantes esforços para trazer ao mercado as melhores novidades do setor, e para isso conta com algumas parcerias. Entre elas, está a italiana Mapro, empresa especialista em sopradores, compressores, exaustores e bombas de vácuo para tratamento de ar, gases combustíveis e gases industriais. Veja a seguir casos de aplicação dos equipamentos Mapro.

REAPROVEITAMENTO ENERGÉTICO DO BIOGÁS

Uma tendência crescente em estações de tratamento de esgoto é o aproveitamento de biogás proveniente do tratamento de lodo. A energia gerada pode ser reutilizada para diversos fins,

inclusive para atender à demanda energética total ou parcial da própria estação, proporcionando grande economia.

Por se tratar de um gás combustível, os equipamentos utilizados na linha para reaproveitamento do biogás têm que atender a uma série de requisitos de segurança, como a diretiva ATEX 2014/34/EU, para atmosferas potencialmente explosivas. Exemplos de equipamentos ideais para este tipo de operação, os compressores de gás da linha RF / RFL, da Mapro, possuem carcaça em ferro fundido e rotor em aço, com palhetas em plástico laminado e não faiscante.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO PROCESSO DE AERAÇÃO

A etapa de aeração pode representar até 80% do consumo energético em uma estação de tratamento de esgoto. A diminuição deste alto índice é um dos grandes desafios em estações de todo o mundo e também é um dos parâmetros para a contratação por performance. Em uma estação de tratamento que tem como objetivo o retrofit do sistema com ganhos de eficiência energética, a melhor opção avaliada é a troca de difusores de ar de bolhas finas por modelos de melhor desempenho, tecnologias mais atuais de sopradores de ar e demais periféricos que afetem diretamente a eficiência do processo de tratamento. Esta renovação do sistema representa uma melhoria significativa na eficiência energética e o alcance de índices ideais de aeração.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page