top of page

Inovação permite a reutilização de barreira de contenção de lançamento rápido

A barreira de contenção de lançamento rápido e multiuso T6®, da Harbo, é um projeto ímpar que associa tamanho e peso consideravelmente menores do que equipamentos convencionais.

A aLBriggs, representante exclusiva da Harbo e pioneira em oil spill response no Brasil, lançou no ano passado no país, a barreira de contenção T-Fence®. O projeto inovador de lançamento muito rápido que permite a contenção antes que o processo de espalhamento do contaminante se amplie, seu design único de tamanho e peso menores do que equipamentos tradicionais, possibilitam grandes vantagens operacionais, ambientais e logísticas.

Visando atender ao pedido da indústria mundial e baseada na mesma tecnologia que sua antecessora T-Fence®, chega ao Brasil a barreira de contenção de lançamento rápido Multiuso T6®, que foi projetada para ser reutilizada com recursos superiores de contenção e fixada com conectores em suas duas extremidades, possibilitando ser conectada durante a implantação, o que permite capacidade ilimitada de comprimento.

A rápida contenção de derramamentos de óleo e outros contaminantes líquidos sobrenadantes é um fator crucial para o sucesso da operação de resposta. Impedir que a mancha de óleo se espalhe e se fragmente é, consequentemente, diminuir as possibilidades de que o contaminante atinja áreas sensíveis, como manguezais e praias, e também mitigue os potenciais danos ao ambiente marinho. Além disso, quanto mais rápida e eficaz é a contenção da mancha inicial, menor é a necessidade de recursos mobilizados na operação.

As barreiras de contenção são os equipamentos utilizados para cercar o óleo e outros contaminantes líquidos sobrenadantes derramados na água. Estes modelos da Harbo podem ser aplicados para contenção de derramamentos de contaminantes em águas calmas, sejam portos, baías e enseadas, como em áreas nearshore e offshore até mar 3. Veja abaixo as principais vantagens:

  • Lançamento praticamente imediato e em torno de toda a mancha inicial, impedindo que ela comece a se espalhar e fragmentar e sem a necessidade de grandes equipamentos.

  • Design leve e portátil para uma resposta rápida, tamanho e peso consideravelmente menores do que equipamentos convencionais.

  • Manuseio fácil, dois operadores podem realizar o lançamento de até 900 metros em 15 minutos.

  • Menor armazenagem, lances de 15 e 25 metros, por exemplo, são acondicionados em contentores de 20 e 23 kg apenas, que ocupam áreas de apenas 0,15 e 0,3 m² nas embarcações de apoio, cerca de 20% da área ocupada por modelos convencionais.

  • Impactos minimizados, uma resposta mais rápida e eficaz, evita medidas extras onerosas, paralisações na infraestrutura e possíveis reações regulatórias negativas.

Contentores com lances de 15 e 25 metros, pesam 20 e 23 kg apenas

O modelo original da barreira já foi testado e aprovado em diversos cenários (na foto: tanque de teste OHMSETT - EUA) e pode ser aplicado em mar até 3

SOLUÇÕES COMPLETAS PARA DESCONTAMINAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUAS

A aLBriggs é pioneira em oil spill response no Brasil, com um pacote de ofertas de serviços e equipamentos para todas as etapas de resposta a derramamentos de óleo e líquidos perigosos.

Junto com a aQuamec, oferece uma linha completa de produtos e serviços para descontaminação e tratamento de águas, atendendo a setores como Saneamento, Óleo e Gás, Portos e Terminais, Saneamento, Construção Civil, Siderurgia e Mineração, Indústrias em geral, entre outros.

 

Envie suas dúvidas ou solicite seu orçamento preenchendo o formulário abaixo.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page