Alpina e ABTL realizam simulado de emergĂȘncia na Alemoa
- 25 de abr. de 2011
- 3 min de leitura
Associação Brasileira de Terminais de LĂquidos confiou Ă Alpina Briggs a responsabilidade pela operacionalização de seu Plano Integrado de EmergĂȘncia (PIE) para os terminais de granĂ©is lĂquidos de seus associados no Porto de Santos, em SĂŁo Paulo.
Para tanto a Alpina Briggs implantou uma ampla estrutura de resposta visando atender os cenĂĄrios emergenciais previstos no PIE, que envolvem predominantemente o derramamento de produtos lĂquidos que possam ameaçar o meio ambiente (tais como quĂmicos, petroquĂmicos, corrosivos, combustĂveis, Ăłleos vegetais, etc). A base implantada opera em prontidĂŁo 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo pronta resposta no atendimento a emergĂȘncias dos terminais associados da ABTL.
No ultimo dia 30 de junho, a Associação Brasileira de Terminais de LĂquidos realizou um ExercĂcio Simulado que visou o aprimoramento dos brigadistas que atendem as emergĂȘncias dos Terminais que fazem parte do PIE/ABTL. O cenĂĄrio escolhido foi um treinamento de contenção de produto quĂmico derramado no mar, nas instalaçÔes da Ultracargo no PĂer 4.

Associação Brasileira de Terminais de LĂquidos realizou um ExercĂcio Simulado que visou o aprimoramento dos brigadistas que atendem as emergĂȘncias dos Terminais que fazem parte do PIE/ABTL
O simulado começou com a operação de um navio atracado no pĂer descarrregando MonĂŽmero de Estireno para um dos tanques do terminal da Ultracargo. Durante a transferĂȘncia do produto, ocorreu uma queda de energia elĂ©trica gerando uma pane no sistema de controle do fluxo de produto, provocando em conseqĂŒĂȘncia o fechamento da vĂĄlvula automĂĄtica do sistema e assim interrompendo o fluxo do produto. O resultado foi uma sobrepressĂŁo no mangote, causando o derramamento de aprĂłximadamente12 m3 do produto no pĂer e no mar.
Conforme previsto no Plano, constatado o acidente o operador do Terminal solicitou ao Controle de Bordo a imediata paralisação da operação de descarga. Em seguida, solicitou apoio para conter e recolher o produto derramado. Foi entĂŁo acionado o alarme de emergĂȘncia, o PIE/ABTL, alĂ©m do Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Cetesb, Alpina Briggs e as Assessorias de Comunicação da Ultracargo e ABTL. Ainda como parte do simulado, durante o atendimento Ă emergĂȘncia no mar um brigadista sofre um trauma a bordo de uma embarcação e Ă© removido pelo Corpo de Bombeiros para outro local a fim de receber cuidados mĂ©dicos.
Este foi o primeiro simulado realizado pela Alpina Briggs para o Plano Integrado de EmergĂȘncia (PIE) da Associação Brasileira de Terminais de GranĂ©is LĂquidos (ABTL) que mobilizou 10 de seus profissionais, envolvidos como operadores ou avaliadores.
Segundo o diretor tĂ©cnico da ABTL e diretor da associada Stolthaven Santos, Miguel Jaime Sealy, a Alpina se preocupou em buscar profissionais que jĂĄ havia atuado no cenĂĄrio de emergĂȘncias quĂmicas, que acabou somando pontos positivos ao simulado, mas advertiu que ainda precisam ser feitas muitas correçÔes e promover o treinamento constante da equipe. âEstamos em um nĂvel aceitĂĄvel, mas para chegar a um estagio de satisfação plena, ainda temos um horizonte a percorrerâ. Afirma Sealy.
O comandante do 1 Sub Grupamento dos Corpo de Bombeiros de Santos, CapitĂŁo Walmir MagalhĂŁes de Sales, comentou sobre a importĂąncia da comunicação e do trabalho em equipe. âNeste tipo de simulado nem sempre a comunicação funciona perfeitamente, mas devemos destacar os pontos positivo de todas as equipes envolvidas ressaltando empenho em sanar erros e deficiĂȘnciasâ.
âCada exercĂcio Ă© um aprendizado onde buscamos nos aperfeiçoar e detectar os pontos a serem trabalhados para chegar o mais perto da perfeiçãoâ afirma Nivaldo Mateus assessor da coordenação do PIE da ABTL.
Para o Coordenador do PĂer, Flavio Zilli, a Alpina tem se tornado uma grande parceira para os Terminais. âTecnicamente percebemos a experiĂȘncia da empresa em conduzir o simulado e no trabalho do dia a dia, dentro do PIE/ABTL. Nossas expectativas Ă© que com o tempo essa relação seja mais sĂłlida e duradouraâ.
O PIE reĂșne as instalaçÔes portuĂĄrias especializadas na movimentação de lĂquidos a granel na Alemoa, Ilha BarnabĂ© e GuarujĂĄ.
Proibida a reprodução parcial ou total deste conteĂșdo.
Envie suas dĂșvidas ou solicite seu orçamento preenchendo o formulĂĄrio abaixo.