top of page

Alpina e ABTL realizam simulado de emergência na Alemoa

Associação Brasileira de Terminais de Líquidos confiou à Alpina Briggs a responsabilidade pela operacionalização de seu Plano Integrado de Emergência (PIE) para os terminais de granéis líquidos de seus associados no Porto de Santos, em São Paulo.

Para tanto a Alpina Briggs implantou uma ampla estrutura de resposta visando atender os cenários emergenciais previstos no PIE, que envolvem predominantemente o derramamento de produtos líquidos que possam ameaçar o meio ambiente (tais como químicos, petroquímicos, corrosivos, combustíveis, óleos vegetais, etc). A base implantada opera em prontidão 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo pronta resposta no atendimento a emergências dos terminais associados da ABTL.

No ultimo dia 30 de junho, a Associação Brasileira de Terminais de Líquidos realizou um Exercício Simulado que visou o aprimoramento dos brigadistas que atendem as emergências dos Terminais que fazem parte do PIE/ABTL. O cenário escolhido foi um treinamento de contenção de produto químico derramado no mar, nas instalações da Ultracargo no Píer 4.

mexico3

Associação Brasileira de Terminais de Líquidos realizou um Exercício Simulado que visou o aprimoramento dos brigadistas que atendem as emergências dos Terminais que fazem parte do PIE/ABTL

O simulado começou com a operação de um navio atracado no píer descarrregando Monômero de Estireno para um dos tanques do terminal da Ultracargo. Durante a transferência do produto, ocorreu uma queda de energia elétrica gerando uma pane no sistema de controle do fluxo de produto, provocando em conseqüência o fechamento da válvula automática do sistema e assim interrompendo o fluxo do produto. O resultado foi uma sobrepressão no mangote, causando o derramamento de apróximadamente12 m3 do produto no píer e no mar.

Conforme previsto no Plano, constatado o acidente o operador do Terminal solicitou ao Controle de Bordo a imediata paralisação da operação de descarga. Em seguida, solicitou apoio para conter e recolher o produto derramado. Foi então acionado o alarme de emergência, o PIE/ABTL, além do Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Cetesb, Alpina Briggs e as Assessorias de Comunicação da Ultracargo e ABTL. Ainda como parte do simulado, durante o atendimento à emergência no mar um brigadista sofre um trauma a bordo de uma embarcação e é removido pelo Corpo de Bombeiros para outro local a fim de receber cuidados médicos.

Este foi o primeiro simulado realizado pela Alpina Briggs para o Plano Integrado de Emergência (PIE) da Associação Brasileira de Terminais de Granéis Líquidos (ABTL) que mobilizou 10 de seus profissionais, envolvidos como operadores ou avaliadores.

Segundo o diretor técnico da ABTL e diretor da associada Stolthaven Santos, Miguel Jaime Sealy, a Alpina se preocupou em buscar profissionais que já havia atuado no cenário de emergências químicas, que acabou somando pontos positivos ao simulado, mas advertiu que ainda precisam ser feitas muitas correções e promover o treinamento constante da equipe. “Estamos em um nível aceitável, mas para chegar a um estagio de satisfação plena, ainda temos um horizonte a percorrer”. Afirma Sealy.

O comandante do 1 Sub Grupamento dos Corpo de Bombeiros de Santos, Capitão Walmir Magalhães de Sales, comentou sobre a importância da comunicação e do trabalho em equipe. “Neste tipo de simulado nem sempre a comunicação funciona perfeitamente, mas devemos destacar os pontos positivo de todas as equipes envolvidas ressaltando empenho em sanar erros e deficiências”.

“Cada exercício é um aprendizado onde buscamos nos aperfeiçoar e detectar os pontos a serem trabalhados para chegar o mais perto da perfeição” afirma Nivaldo Mateus assessor da coordenação do PIE da ABTL.

Para o Coordenador do Píer, Flavio Zilli, a Alpina tem se tornado uma grande parceira para os Terminais. “Tecnicamente percebemos a experiência da empresa em conduzir o simulado e no trabalho do dia a dia, dentro do PIE/ABTL. Nossas expectativas é que com o tempo essa relação seja mais sólida e duradoura”.

O PIE reúne as instalações portuárias especializadas na movimentação de líquidos a granel na Alemoa, Ilha Barnabé e Guarujá.

Proibida a reprodução parcial ou total deste conteúdo.

 

Envie suas dúvidas ou solicite seu orçamento preenchendo o formulário abaixo.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page