top of page

Alpina e ABTL realizam simulado de emergĂȘncia na Alemoa

  • 25 de abr. de 2011
  • 3 min de leitura

Associação Brasileira de Terminais de LĂ­quidos confiou Ă  Alpina Briggs a responsabilidade pela operacionalização de seu Plano Integrado de EmergĂȘncia (PIE) para os terminais de granĂ©is lĂ­quidos de seus associados no Porto de Santos, em SĂŁo Paulo.

Para tanto a Alpina Briggs implantou uma ampla estrutura de resposta visando atender os cenĂĄrios emergenciais previstos no PIE, que envolvem predominantemente o derramamento de produtos lĂ­quidos que possam ameaçar o meio ambiente (tais como quĂ­micos, petroquĂ­micos, corrosivos, combustĂ­veis, Ăłleos vegetais, etc). A base implantada opera em prontidĂŁo 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo pronta resposta no atendimento a emergĂȘncias dos terminais associados da ABTL.

No ultimo dia 30 de junho, a Associação Brasileira de Terminais de LĂ­quidos realizou um ExercĂ­cio Simulado que visou o aprimoramento dos brigadistas que atendem as emergĂȘncias dos Terminais que fazem parte do PIE/ABTL. O cenĂĄrio escolhido foi um treinamento de contenção de produto quĂ­mico derramado no mar, nas instalaçÔes da Ultracargo no PĂ­er 4.

mexico3

Associação Brasileira de Terminais de LĂ­quidos realizou um ExercĂ­cio Simulado que visou o aprimoramento dos brigadistas que atendem as emergĂȘncias dos Terminais que fazem parte do PIE/ABTL

O simulado começou com a operação de um navio atracado no pĂ­er descarrregando MonĂŽmero de Estireno para um dos tanques do terminal da Ultracargo. Durante a transferĂȘncia do produto, ocorreu uma queda de energia elĂ©trica gerando uma pane no sistema de controle do fluxo de produto, provocando em conseqĂŒĂȘncia o fechamento da vĂĄlvula automĂĄtica do sistema e assim interrompendo o fluxo do produto. O resultado foi uma sobrepressĂŁo no mangote, causando o derramamento de aprĂłximadamente12 m3 do produto no pĂ­er e no mar.

Conforme previsto no Plano, constatado o acidente o operador do Terminal solicitou ao Controle de Bordo a imediata paralisação da operação de descarga. Em seguida, solicitou apoio para conter e recolher o produto derramado. Foi entĂŁo acionado o alarme de emergĂȘncia, o PIE/ABTL, alĂ©m do Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Cetesb, Alpina Briggs e as Assessorias de Comunicação da Ultracargo e ABTL. Ainda como parte do simulado, durante o atendimento Ă  emergĂȘncia no mar um brigadista sofre um trauma a bordo de uma embarcação e Ă© removido pelo Corpo de Bombeiros para outro local a fim de receber cuidados mĂ©dicos.

Este foi o primeiro simulado realizado pela Alpina Briggs para o Plano Integrado de EmergĂȘncia (PIE) da Associação Brasileira de Terminais de GranĂ©is LĂ­quidos (ABTL) que mobilizou 10 de seus profissionais, envolvidos como operadores ou avaliadores.

Segundo o diretor tĂ©cnico da ABTL e diretor da associada Stolthaven Santos, Miguel Jaime Sealy, a Alpina se preocupou em buscar profissionais que jĂĄ havia atuado no cenĂĄrio de emergĂȘncias quĂ­micas, que acabou somando pontos positivos ao simulado, mas advertiu que ainda precisam ser feitas muitas correçÔes e promover o treinamento constante da equipe. “Estamos em um nĂ­vel aceitĂĄvel, mas para chegar a um estagio de satisfação plena, ainda temos um horizonte a percorrer”. Afirma Sealy.

O comandante do 1 Sub Grupamento dos Corpo de Bombeiros de Santos, CapitĂŁo Walmir MagalhĂŁes de Sales, comentou sobre a importĂąncia da comunicação e do trabalho em equipe. “Neste tipo de simulado nem sempre a comunicação funciona perfeitamente, mas devemos destacar os pontos positivo de todas as equipes envolvidas ressaltando empenho em sanar erros e deficiĂȘncias”.

“Cada exercĂ­cio Ă© um aprendizado onde buscamos nos aperfeiçoar e detectar os pontos a serem trabalhados para chegar o mais perto da perfeição” afirma Nivaldo Mateus assessor da coordenação do PIE da ABTL.

Para o Coordenador do PĂ­er, Flavio Zilli, a Alpina tem se tornado uma grande parceira para os Terminais. “Tecnicamente percebemos a experiĂȘncia da empresa em conduzir o simulado e no trabalho do dia a dia, dentro do PIE/ABTL. Nossas expectativas Ă© que com o tempo essa relação seja mais sĂłlida e duradoura”.

O PIE reĂșne as instalaçÔes portuĂĄrias especializadas na movimentação de lĂ­quidos a granel na Alemoa, Ilha BarnabĂ© e GuarujĂĄ.

Proibida a reprodução parcial ou total deste conteĂșdo.

Envie suas dĂșvidas ou solicite seu orçamento preenchendo o formulĂĄrio abaixo.

Posts Recentes
Veja também:

AQUAMEC | EQUIPAMENTOS E SISTEMAS PARA SANEAMENTO E TRATAMENTO DE ÁGUAS E EFLUENTES

[email protected]


Fábrica: Av. Tiradentes, 2620 • 13309-640 • Itu • SP • Tel: +55 11 4025-6820


© 2024 aQuamec - Todos os direitos reservados

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Instagram - White Circle
bottom of page