top of page

Inovações para retenção de sólidos na etapa do tratamento preliminar

O tratamento preliminar é a primeira etapa do tratamento de água e efluentes e sua performance é fundamental para que não haja danos em equipamentos de etapas subsequentes. Durante o tratamento preliminar é feita a remoção de sólidos grosseiros, finos abrasivos, gordura e areia. Nesse processo, são utilizados equipamentos como grades, peneiras, desarenadores, entre outros, que atuam como uma barreira física para retenção dos detritos.

A aQuamec, empresa especialista em tratamento de águas e efluentes municipais e industriais, reúne na América Latina a oferta das principais tecnologias internacionais para tratamento

preliminar. Alguns exemplos são:

Equipamentos para tratamento preliminar

Peneira fina escalar - Estes equipamentos, com abertura a partir de 0,5 mm, estão disponíveis inclusive em modelos de aço inoxidável e com barras de aço EN 1.4162, que conferem grande resistência. Um dos exemplos de inovação nesta linha de equipamentos é a peneira fina escalar Monoscreen RSM, que se destaca por seu movimento progressivo, fazendo com que apenas uma pequena parte do material peneirado seja transportado para cima durante cada ciclo, resultando em menor perda de carga com que o fluído passa pela gradeamento, quando comparado com equipamentos tradicionais.

Triturador - Solução ideal para sólidos grosseiros, pode ser utilizado em aplicações secas e úmidas. Sua capacidade varia entre 30 e 300 L/s, o que permite triturar sólidos em efluentes, lama e lixo, operando em tubulações fechadas ou canais abertos. Com construção robusta em aço inoxidável, pode ser operado em conjunto com outros equipamentos, como grades, para aumento de eficiência operacional.

Peneira tipo helicoidal inclinada - Adequada para ambientes abertos e altamente corrosivos, pode ser instalada em canais de concreto ou em canais metálicos em aço inoxidável. São ideais para instalações de tratamento municipal ou aplicação industrial.

Sistema para separação de materiais resistentes - Ideal para pré-tratamento de efluentes com alto teor de sólidos, separa até mesmo os materiais mais difíceis, oferecendo o melhor desempenho de classificação, com máximo rendimento.

Em abril, a aQuamec reunirá especialistas de todo o mundo no Seminário Internacional de Tecnologias Avançadas para Tratamento de Água e Efluentes, incluindo as empresas Nordic Water, Hydria Water, FSM e Günther, que apresentarão tecnologias avançadas para o tratamento preliminar. O evento acontecerá em diversas cidades do Brasil e Argentina, entre os dias 09 e 19 de abril. As inscrições para o evento, gratuito e com vagas limitadas, devem ser feitas no site www.aquamecbrasil.com.br/roadshow

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page