top of page

Tratamento de esgoto utilizando reatores sequenciais em batelada


O esgoto sanitário é um grande agente poluidor, sendo necessário o seu devido tratamento, que é constituído por etapas anaeróbias e/ou aeróbias que atuam na remoção de patógenos prejudiciais à saúde humana e à natureza. Este tratamento deve seguir normativas e legislações, que estabelecem os padrões do efluente tratado, para que ele seja tanto utilizado posteriormente para o reúso ou destinado de volta a mananciais.

O avanço nas tecnologias permite que esse tratamento seja realizado de inúmeras formas e a escolha deve ser feita mediante uma criteriosa análise técnica, a fim de que a implantação do sistema de tratamento possa, além de atender às especificações técnicas, promover a eficiência de operação, de custos e de espaço disponível, sem comprometer a capacidade de vazão.

Nesse contexto, duas concessionárias responsáveis por rede de esgoto e abastecimento de água, necessitavam da instalação de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Após análise de técnicos da aQuamec, foi instalado o Sistema Compacto SBR (Sequencing Batch Reactors) para Tratamento de Esgoto, que realiza o processo através do sistema de reatores sequenciais em batelada, atendendo às mesmas vazões que um sistema convencional, com taxa de remoção de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) superior a 90%, ocupando um espaço de instalação consideravelmente menor.

A aQuamec possui capacidade tecnológica para projetar, fabricar e instalar equipamentos para todas as etapas de tratamento de água e efluentes, inclusive Sistemas e Estações Compactos que podem ser projetados para atender a diversas vazões e etapas de tratamento, de acordo com a necessidade de cada cliente, em conformidade com as normas NBR 7229/92 e 13969/97 e aptos a atender à resolução CONAMA 430/2011, com relação à qualidade do efluente tratado.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page