top of page

Maior eficiência na floculação em estação de tratamento de água

A etapa de floculação promove a mistura da água bruta a ser tratada com o coagulante, previamente dosado, permitindo assim o agrupamento das impurezas, formando partículas maiores e consequentemente, melhorando a decantação. Esse procedimento é ideal para ETAs (Estações de Tratamento de Água) que utilizam o processo físico-químico.

Para melhorar a eficiência e operação de uma de suas ETAs, uma concessionária de água e esgoto necessitou da substituição de equipamentos para a etapa de floculação. Para atender a essa demanda, a aQuamec forneceu floculadores mecânicos de fluxo axial, com rotores de alta eficiência que foram fabricados de acordo com as especificações técnicas exigidas pela companhia, atendendo com eficiência a todos os pontos da operação.

Flocador mecânico

O floculador de fluxo axial proporciona a formação de flocos que colidem entre si devido ao movimento e se agregam, sem romper, devido à lentidão do movimento do equipamento.

Em seu funcionamento, a rotação é variável e ajustada à distância dentro de uma faixa de rotações (de acordo com o gradiente de velocidade), através do inversor de frequência, adequando-a de acordo com a variação da qualidade da água a ser tratada. Além disso, o rotor é formado por um eixo principal, no qual está fixada uma hélice de seis pás planas, retangulares, perpendiculares entre si e com inclinação de 45° em relação ao cubo. Para atender à necessidade específica do cliente, desenvolveu-se um projeto que permite a manutenção e troca do acionamento sem a necessidade de remover o eixo e o rotor de floculação de sua posição de montagem.

A aQuamec oferece diferentes modelos de floculadores e outros equipamentos para agitação e mistura. Através da fabricação própria e parcerias internacionais, conta com uma linha completa para todas as etapas do tratamento de água, efluentes municipais e industriais, e reúso, possuindo diversos cases de aplicação de equipamentos, que visam eficiência energética e otimização operacional de ETAs e ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto).

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page