top of page

Cercos de contenção e prontidão ambiental em estaleiro


Cerco preventivo sendo aplicado

O termo cerco contenção, também conhecido como cerco preventivo, refere-se à ação de lançamento de barreiras de contenção ao redor de embarcações envolvidas em operações de abastecimento, transferência de óleo, ou outras que apresentem risco de poluição por óleo em águas. Alguns terminais, portos organizados, instalações portuárias, entre outros, já tornaram o procedimento obrigatório durante as operações de abastecimento e transferência de óleos e combustíveis, seguindo as diretrizes de prevenção preconizadas pela NORMAM-08 /DPC, que dispõe sobre o tráfego e permanência de embarcações em águas jurisdicionais brasileiras, em particular seu capitulo 6, e pela resolução CONAMA 398, que estabelece as obrigatoriedades do PEI (Plano de Emergência Individual).

Recentemente, a aLBriggs foi contratada por um grande estaleiro para a prestação de serviços de prontidão ambiental, incluindo a realização de cercos de contenção. Executados por profissionais qualificados e com equipamentos próprios e de desempenho assertivo, os cercos realizados pela aLBriggs estão conforme determina a citada NORMAM 08.

Cerco preventivo

Os serviços de prontidão ambiental prestados pela aLBriggs contemplam atendimento rápido e eficiente a derramamentos de óleo, com a disponibilização de recursos humanos altamente qualificados e equipamentos de alta performance, fatores essenciais para a eficácia da resposta. Os serviços são realizados através dos GEABs (Grupo de Emergência aLBriggs), bases próprias estrategicamente localizadas, com atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana.

Pioneira em oil spill response no Brasil, a aLBriggs já realizou milhares de cercos de contenção, com atendimentos às principais instalações portuárias no país. Além disso, possui um completo portfólio de produtos e serviços que atendem a todas as etapas de resposta a derramamentos de hidrocarbonetos e derivados.

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Recentes
Veja também:
bottom of page