top of page

Tratamento de efluentes na indústria de papel e celulose

De acordo com a resolução Conama 430/2011, efluentes de qualquer fonte poluidora somente podem ser lançados diretamente no corpo receptor desde que obedeçam a uma série de condições e padrões, ou seja, é necessário um tratamento prévio ao descarte.

Especificamente em águas residuais de indústrias papeleiras, os equipamentos utilizados neste tratamento têm que ter características construtivas diferenciadas, devido ao efluente alcalino e altamente agressivo.

A aQuamec, especialista em tratamento de água e efluentes municipais e industriais, se destaca por dois fornecimentos recentes a duas grandes companhias de papel e celulose, ambos de equipamentos dedicados ao tratamento de efluentes.

Tecnologia consagrada para desidratação de lodo

Para a etapa de desidratação de lodo da estação de tratamento de efluentes de uma de suas fábricas, uma grande indústria de papel e celulose optou recentemente pela Filpress S3, prensa desaguadora com tecnologia consagrada por mais de 40 anos e também já em uso em outras unidades da empresa. Um dos destaques deste equipamento é a alta concentração de lodo seco na torta final, em torno de 25%.

Prensa desaguadora Filpress S3

Prensa desaguadora Filpress S3

Maior introdução de oxigênio na etapa de aeração

Outro caso realizado a cliente do ramo de papel e celulose foi para composição de sistema de aeração, no qual foi desenvolvido um estudo de redução de energia e aumento de eficiência na introdução de oxigênio em lagoas de aeração através de aeradores de superfície modelo AER-AS 40 CV. O estudo possibilitou um menor quantitativo de aeradores rápidos e menor energia instalada, com maior introdução de oxigênio.

Aerador mecânico superficial flutuante AER-AS

Aerador mecânico superficial flutuante AER-AS

Além de Papel e Celulose, outros segmentos da indústria atendidos são Alimentos e Bebidas, Automobilístico, Farmacêutico, Químico e Petroquímico, entre muitos outros.

Conheça mais em: www.aquamecbrasil.com.br

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page