top of page

Remoção de lodo seco em tanque de estação de tratamento de esgoto

Na maioria das ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto), é comum a utilização de um tanque de lodo (decantador) para que os sólidos em suspensão com maior densidade do que o líquido circulante sedimentem gradualmente, para posterior transferência ao leito de secagem, realizada por bombas.

Nesse contexto, uma ETE enfrentava sérios problemas em seu tanque de lodo devido a uma falha no motor da bomba e a indisponibilidade imediata de peças para reparo do equipamento. Por conta desta longa inatividade, o lodo endureceu a uma espessura de aproximadamente 500 mm, agravando consideravelmente a situação.

Para a solução deste problema, foram utilizadas bombas da série S, da britânica Selwood, representada no Brasil pela aQuamec, com alta capacidade de manipulação de sólidos. O projeto consistiu no trabalho conjunto de duas linhas paralelas de bombas S100 para recirculação do efluente / lodo, sendo uma linha separada para a câmara de descarga e outra operada conjuntamente com três compressores de 200 m³/h de ar especialmente projetados e uma válvula para adição de água através de uma mangueira de incêndio, a fim de amolecer a massa de sólidos.

Durante a operação, os engenheiros do projeto moveram as linhas de ar e a mangueira de descarga em diferentes posições ao redor do tanque, por quatro a cinco horas, fazendo com que o lodo seco e espesso retornasse ao seu estado original e pudesse ser bombeado pela segunda bomba S100 para as próximas etapas do tratamento.

Disponíveis para venda ou locação, as bombas da Série S manipulam sólidos de até 120 mm de diâmetro, operando com vazões de até 1.200 m³/h e altura de descarga de até 70 m. São autoescorvantes e possuem selo mecânico banhado em óleo, o que permite operação a seco por tempo indeterminado. Entre outras aplicações, são indicadas para o bombeamento de águas com alto teor de sólidos, esgoto filtrado e não filtrado, lodo e lama.

Com um portfólio completo de soluções para descontaminação e tratamento de água e efluentes, as empresas aLBriggs e aQuamec comercializam e operam as bombas Selwood há mais de 25 anos, sendo a aQuamec a responsável pelo centro de distribuição para toda a América Latina, o que confere grandes vantagens logísticas, melhores prazos de entrega e assistência técnica com a rápida manutenção e reposição de partes e peças.

Posts Recentes
Veja também:
bottom of page